Divulgação/Athletico.com.br – Léo Cittadini enfrenta o Colo-Colo

O Athletico Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Colo-Colo, nessa quarta-feira (dia 11), no Estádio Monumental, em Santiago (Chile), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Com o resultado, o Grupo C ficou totalmente ‘embolado’, com os quatro times empatados com três pontos. O Jorge Wilstermann tem melhor saldo de gols e o Colo-Colo, o pior. Dessa forma, time brasileiro divide o segundo lugar da chave com o Peñarol.

Na próxima rodada, o Athletico joga em 17 de março (terça-feira), contra o Jorge Wilstermann, na altitude de 2.500 metros de Cochabamba, na Bolívia.

Em relação ao desempenho, o Athletico não fez uma boa partida, mas foi superior ao adversário. Teve mais posse de bola, finalizações e chances de gol. O time paranaense falhou demais na pontaria e chegou a perder cinco ‘gols feitos’: dois com Cittadini, um com Bissoli, um com Nikão e um com Vitinho.

RETROSPECTO
O Colo-Colo segue com fraco retrospecto contra brasileiros na Libertadores. Nos últimos dez confrontos desse tipo, o time chileno soma agora duas vitórias, dois empates e seis derrotas.

ESCALAÇÃO
O técnico Dorival repetiu a escalação da estreia na competição, ou seja, ainda sem o goleiro Santos, lesionado. O esquema tático foi o 4-1-4-1 de sempre, com Wellington como único volante e Adriano improvisado na lateral-direita. A linha de quatro tinha Nikão e Carlos Eduardo pelos lados do campo, além Erick e Cittadini centralizados.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com gol. Já aos 10, Bolados recebeu nas costas de Márcio Azevedo, invadiu a área e cruzou na cabeça de Mouche: 1 a 0. O Athletico demorou para organizar a marcação e anular as fortes jogadas pelas pontas do time chileno. Só a partir dos 20 minutos a partida começou a ficar equilibrada, mas com muitos erros dos dois lados. Os dois times mais lutaram do que jogaram. O time paranaense teve duas grandes chances na primeira etapa. Aos 22, após escanteio de Adriano, Thiago Heleno cabeceou perto, raspando a trave. Aos 45, Nikão cruzou rasteiro e Bissoli, livre, perdeu grande chance.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Colo-Colo passou a jogar mais recuado. O Athletico avançou, mas seguiu com dificuldades para finalizar com perigo. Aos 17, saiu Erick e entrou o meia Marquinhos Gabriel. Ele atuou centralizado no meio-campo, mantendo o mesmo desenho do 4-1-4-1. O time paranaense teve grande chance aos 24, quando Marquinhos Gabriel colocou Nikão na cara do gol, mas ele chutou para longe. Aos 26, saiu Carlos Eduardo e entrou Jajá, que ficou na ponta-esquerda. Aos 34, saiu Adriano e o ponta Vitinho entrou improvisado na lateral-direita. Aos 38, Cittadini saiu na cara do gol, após rápida tabela pelo centro, e chutou para fora, desperdiçando outra grande oportunidade de gol. Aos 47, foi a vez de Vitinho perder gol feito, após escanteio.

EXPULSÃO
Assim que o árbitro apitou o final da partida, o goleiro Jandrei deu uma ‘bicuda’ na bola, que quase atingiu o juiz. Ele acabou recebendo o cartão vermelho.

ESTATÍSTICAS
Nos 90 minutos, o Athletico somou 65% de posse de bola, 12 finalizações (2 certas), 83% de precisão nos passes e 5 escanteios. O Colo-Colo teve 35% de posse de bola, 6 arremates a gol (4 certos), 67% de precisão nos passes e 2 escanteios. Os dados são do Sofascore.

COLO-COLO 1×0 ATHLETICO
Colo-Colo: Cortés; Opazo, Campos, Insaurralde e Suazo; Fuentes, Carmona e Valencia; Bolados (Vejar), Mouche e Blandi (Alarcón). Técnico: Gualberto Jara
Athletico: Jandrei; Adriano (Vitinho), Robson Bambu, Thiago Heleno e Márcio Azevedo; Wellington; Erick (Marquinhos Gabriel), Léo Cittadini, Nikão e Carlos Eduardo (Jajá); Guilherme Bissoli. Técnico: Dorival Júnior
Gol: Mouche (10-1º)
Expulsão: Jandrei (após o apito final)
Cartões amarelos: Carlos Eduardo, Márcio Azevedo (A). Opazo, Campos (CC).
Árbitro: Nicolás Gallo (Colômbia)
Local: Estádio Monumental, em Santiago (Chile)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
10 – Gol do Colo-Colo. Opazo lança para a ponta-direita. Bolados avança, invade a área e cruza para Mouche tocar de cabeça.
22 – Escanteio. Adriano cruza. Thiago Heleno cabeceia perto, ao lado do gol.
31 – Nikão chuta cruzado. O goleiro segura.
45 – Adriano lança. Carlos Eduardo receba na ponta-direita e cruza rasteiro. Livre na área, Bissoli chuta para fora e perde boa chance.

Segundo tempo
4 – Márcio Azevedo cruza. A bola sobra na área para Cittadini, que ‘fura’ e perde boa chance.
15 – Thiago Heleno lança. Bissoli recebe na cara do gol, mas é desarmado ao tentar o chute.
17 – Bom passe para Blandi, que fica cara a cara com o goleiro. Ele chuta e Jandrei salva.
20 – Valencia aproveita falha de Bambu e chuta de fora da área. A bola passa perto.
24 – Marquinhos Gabriel recebe de Azevedo, na ponta-esquerda, e cruza rasteiro. Nikão fica na cara do gol, mas chuta para longe.
38 – Tabela rápida pelo centro. Cittadini sai na cara do gol e chuta para fora.
45 – Mouche tabela e sai na cara do gol. Ele chuta e Jandrei faz grande defesa.
47 – Nikão cobra escanteio. Vitinho fica com o gol vazio e cabeceia para fora.