Geraldo Bubniak – O lateral Jonathan: recuperado

O time principal do Athletico Paranaense faz na manhã deste sábado (dia 23) um jogo-treino contra o Operário, de Ponta Grossa, no CT do Caju. O trabalho será fechado, sem a presença de imprensa e torcedores. A ideia do técnico Tiago Nunes é testar mais variações para a estreia na Copa Libertadores, em 5 de março, na Colômbia, contra o Tolima.

Uma das variações que Tiago Nunes quer testar é um desenho tático com três zagueiros e dois laterais – uma linha de cinco na defesa. Essa formação, segundo o próprio treinador, será usada apenas em circunstâncias de jogo. O objetivo desse tipo de esquema é fortalecer o jogo aéreo defensivo e a marcação no último terço defensivo do campo.

O Operário tem dois centroavantes especialistas no jogo aéreo – Bruno Batata e Schumacher. Caso o time do Interior utilize os dois, Tiago Nunes terá uma circunstância favorável para fazer esse teste.

Outra novidade do jogo-treino pode ser o lateral-direito Jonathan, 32 anos, recuperado de lesão. Ele não atuou nos dois amistosos do ano – vitórias sobre General Díaz e Guaraní, ambos do Paraguai. Nesses dois jogos, o titular da lateral-direita foi Madson, ex-Grêmio.

O volante Lucho González, 38 anos, segue em trabalho especial na parte física e dificilmente participará do jogo-treino.

Tiago Nunes vem usando o esquema tático 4-1-4-1 como base desde o início de 2019. “Estamos usando esse 4-1-4-1 agora. E nesse esquema eu tenho mais liberdade para chegar à frente”, explicou o volante Bruno Guimarães. A linha de quatro meias do Athletico vem sendo formada por Bruno Guimarães e Tomás Andrade, centralizados, além de Nikão (esquerda) e Rony (direita) pelos lados do campo.

Durante os jogos, o Athletico também variou para o 4-2-3-1, com Tomás Andrade avançando e formando a linha de três com Nikão e Rony. O time utilizada esse sistema em 2018.