Reprodução/Facebook/ClubGuarani – Ortigoza

O Athletico Paranaense faz nesta quarta-feira (20) um amistoso contra o Guaraní, do Paraguai, às 19h30, na Arena da Baixada. Na semana passada, o adversário foi o General Díaz, do mesmo país vizinho. Os jogos servem de preparação para a Copa Libertadores, que começa para o clube paranaense em 5 de março.

O adversário da semana passada era o 9º colocado do Campeonato Paraguaio e contava com pouca experiência internacional. Dessa vez, o desafio é um pouco maior. O Guaraní, fundado em 1903, tem 11 títulos nacionais e 17 participações na Libertadores. É o atual terceiro colocado do campeonato nacional, após seis rodadas, com quatro vitórias e duas derrotas.

A bagagem internacional não está apenas no histórico do clube. O time titular conta com oito jogadores que já disputaram a Copa Libertadores. Alguns são especialistas na competição, como o atacante Rodolfo Gamarra, 30 anos, que disputou oito edições do torneio. No total, já atuou em 58 partidas do torneio internacional e marcou nove gols.

Outros cinco titulares do Guaraní já disputaram, pelo menos, quatro edições da Libertadores.
Veja a lista com a experiência do provável time titular do clube paraguaio:

A BAGAGEM INTERNACIONAL DOS 11 TITULARES
Centurión, goleiro, 32 anos: 5 Libertadores
De La Cruz, lateral, 27 anos: 6 Libertadores
Luis Cabral, zagueiro, 35 anos: 4 Libertadores
Gabriel Diaz, zagueiro, colombiano, 23 anos: nenhuma Libertadores
Guillermo Benítez, lateral, argentino, 25 anos: nenhuma Libertadores
Rodrigo Fernandez, volante, uruguaio, 23 anos: nenhuma Libertadores
Jorge Mendoza,volante, 29 anos: 5 Libertadores
Jorge Morel, meia, 21 anos: 1 Libertadores
Ramon Martínez, meia, 23 anos: 2 Libertadores
Rodolfo Gamarra, atacante, 30 anos: 8 Libertadores
Ortigoza, atacante, 31 anos: 4 Libertadores

O jogador mais conhecido no Brasil é o centroavante Ortigoza, 31 anos, que jogou no Paraná Clube em 2018 e no Palmeiras em 2009. Em 2019, conta com dois gols em seis jogos.

O meia Jorge Mendoza, 29 anos, também atuou no Brasil, defendendo a Ponte Preta. O meia argentino Claudio Aquino, 27 anos, jogou pelo Fluminense em 2016.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
O Athletico não deu pistas sobre a escalação para o amistoso desta quarta-feira. Tudo indica que o lateral-direito Jonathan e o volante/meia Lucho González continuarão fora, em recuperação. A novidade será o ponta argentino Braian Romero, ex-Independiente, que poderá fazer sua primeira partida pelo clube.

Os ingressos para o amistoso custam R$ 60 (inteira) ou R$ 30 (meia). Quem levar 1kg de alimento paga meia. Clique aqui para saber mais.

ATHLETICO x GUARANÍ
Athletico: Santos; Madson, Thiago Heleno, Léo Pereira e Márcio Azevedo (Renan Lodi); Wellington; Léo Cittadini (Tomás Andrade), Bruno Guimarães, Marcelo Cirino (Braian Romero) e Rony (Nikão); Marco Rúben. Técnico: Tiago Nunes
Guaraní: Centurión; De La Cruz, Luis Cabral, Gabriel Diaz e Guillermo Benítez; Rodrigo Fernandez, Jorge Mendoza, Jorge Morel e Ramon Martínez; Rodolfo Gamarra e Ortigoza. Técnico: Gustavo Florentín
Árbitro: Luiz Alexandre Fernandes
Local: Arena da Baixada