Franklin de Freitas – Rony comemora gol do Athletico contra o Goiás

O Athletico Paranaense venceu por 4 a 1 o Goiás, nesse domingo (dia 27) à tarde, na Arena da Baixada, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 8º lugar, com 42 pontos. A equipe goiana está na 10ª colocação, com 38 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O resultado representa a recuperação da ‘força caseira’ do Athletico. O time não vencia em casa desde 26 de setembro – 4 a 1 sobre o Fortaleza. Depois, foram três jogos seguidos sem vitórias no estádio: empates com Chapecoense e Palmeiras e derrota para o Flamengo.

Desde a final da Copa do Brasil, o time paranaense vinha somando mais pontos fora de casa do que na Arena. Em casa, foram uma vitória, dois empates e duas derrotas. Nesse mesmo período, foram duas vitórias e dois empates.

ARTILHEIROS
O ponta Rony chegou a oito gols em 2019 e divide a vice-artilharia do Athletico em 2019, empatado com Marcelo Cirino. Rony tem 41 jogos no ano e Cirino, 40. O goleador é o centroavante Marco Ruben, com 12 gols em 35 partidas. O zagueiro Léo Pereira soma agora nove gols pelo Furacão – três deles marcados em 2019. O lateral Adriano, 35 anos, fez seu primeiro gol pelo clube paranaense. Ele soma oito partidas com a equipe.

ESCALAÇÃO
As baixas no Athletico eram Jonathan e Lucas Halter. As novidades eram o lateral Khellven no time titular e o volante Camacho no banco de reservas, voltando após suspensão por doping. O Goiás não tinha Gilberto, Renatinho, Daniel Guedes e David Duarte.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve dois times buscando o ataque desde o primeiro minuto. O Athletico foi melhor e criou seis boas jogadas ofensivas. Os lançamentos de Bruno Guimarães, as arrancadas de Rony e o apoio qualificado dos dois laterais foram as principais armas. Já o Goiás incomodou com o habilidoso Michael. Os visitantes abriraram o placar aos 45, consagrando a chamada ‘lei do ex’. Michael cruzou na medida para o centroavante Rafael Moura (36 anos, ex-Athletico) marcar de cabeça.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Athletico voltou como um furacão para dentro de campo e arrasou o Goiás. O empate veio aos dois minutos, em cruzamento de Khellven, chute de Rony, rebote do goleiro e finalização de Léo Pereira. A virada aconteceu aos seis minutos, em belo passe de Bruno Guimarães e finalização de Rony. O terceiro veio aos 16, em jogada de Khellven, chute de Cittadini, rebote do goleiro e finalização de Adriano. A goleada foi fechada só aos 48 minutos, com gol de Marco Ruben.

CAMACHO
Aos 19 minutos do segundo tempo, a primeira substituição no Athletico. Saiu Wellington e entrou Camacho, que nesse momento foi homenageado no estádio e teve seu nome gritado pela torcida. Ele não atuava desde 28 de abril. Depois, passou a cumprir suspensão por doping. A segunda substituição foi aos 28, com a saída de Nikão para a entrada Braian Romero. Aos 32, saiu Adriano e entrou Márcio Azevedo.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 10 finalizações (8 certas) e 10 escanteios. O Goiás somou 5 finalizações (3 certas) e 2 escanteios. Os dados são do site oficial do Athletico.

ATHLETICO 3×1 GOIÁS
Athletico: Santos; Khellven, Thiago Heleno, Léo Pereira e Adriano (Márcio Azevedo); Wellington (Camacho) e Bruno Guimarães; Nikão (Braian Romero), Léo Cittadini e Rony; Marco Ruben. Técnico: Tiago Nunes
Goiás: Tadeu; Yago Rocha, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Jefferson; Breno (Marlone) e Yago Felipe; Michael, Léo Sena (Filipe Trindade) e Leandro Barcia; Rafael Moura (Vinícius). Técnico: Ney Franco
Gols: Rafael Moura (45-1º), Léo Pereira (2-2º), Rony (6-2º), Adriano (16-2º) e Marco Ruben (48-2º)
Cartões amarelos: Khellven (A). Breno (G)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Público: 11.819
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Michael recebe na esquerda, passa por Khellven, corta para dentro e, do bico da área, arrisca o chute. A bola passa perto, ao lado.
10 – Escanteio. Nikão cruza. Thiago Heleno cabeceia forte. Tadeu faz grande defesa.
17 – Rafael Vaz cobra falta de muito longe. Ele solta uma bomba. Santos defende.
19 – Marco Ruben recebe lançamento na área. De costas, ele desvia de cabeça e quase acerta o ângulo. Tadeu espalma.
20 – Lançamento para Marco Ruben, dentro da área. Ele ajeita de cabeça. Rony domina e fuzila. O gol, porém, é anulado por impedimento.
22 – Michael faz boa jogada e a bola sobra para Rafael Moura, que chuta. A bola passa perto.
23 – Depois de escanteio, Nikão pega rebote e chuta. Tadeu defende.
30 – Cittadini invade a área e cai depois de trombar com o adversário. O Athletico pede pênalti.
34 – Nikão cruza rasteiro. Cittadini chuta. Tadeu rebate. No rebote, Marco Ruben chuta e Vaz tira de cabeça, quase em cima da linha.
43 – Cittadini chuta da meia-lua. Tadeu espalma no canto.
45 – Gol do Goiás. Michael cruza da esquerda. Rafael Moura aparece livre, entre dois zagueiros, e toca de cabeça, no canto.

Segundo tempo
1 – Rony bate cruzado. Bola passa perto.
2 – Gol do Athletico. Khellven cruza. Rony finaliza na 1ª trave. Tadeu espalma. Léo Pereira pega o rebote e marca.
6 – Gol do Athletico. Bruno Guimarães enfia. Rony parte livre, nas costas da defesa, invade a área e chuta no cantinho.
16 – Gol do Athletico. Marco Ruben cruza rasteiro. Cittadini chuta e Tadeu espalma. Adriano pega o rebote e chuta forte.
22 – Nikão recebe na ponta direita, corta para o meio e chuta perto.

48 – Gol do Athletico. Camacho e Rony fazem boa jogada. Marco Ruben completa.