Márcio Cunha/ ACF

Os três pontos estavam nas mãos do Athletico. Estavam… Mesmo jogando com um time reserva e adotando um esquema tático pouco comum (3-5-2), o Furacão foi superior à Chapecoense na Arena Condá, na manhã deste domingo. Abriu merecidamente o placar com Rony, em lance com um tanto sorte aos 30 minutos da etapa final, e segurou a vantagem até os 43 minutos com relativa tranquilidade. Num chute de fora da área, porém, o goleiro Santos vacilou e espalmou para a frente, nos pés de Everaldo, que não perdoou: 1 a 1.

Foi um empate com gosto de derrota. É triste pela forma como a gente jogou, a maneira como estivemos em campo”, lamentou Nikão na saída do gramado.. O meia-atacante começou no banco, poupado, e entrou já nos acréscimos. Aos 49 minutos, aproveitou vacilo de Augusto e colocou Rony na cara do goleiro. Mas Tiepo saiu bem do gol e salvou o time da casa.

Dessa forma, segue a sina atleticana no interior de Santa Catarina. O clube nunca venceu a Chape no estado vizinho. Em oito jogos como visitante, são cinco empates e três derrotas. Com quatro pontos, a equipe paranaense aparece por ora na quinta colocação do Campeonato Brasileiro. Já a Chapecoense, com o mesmo número de pontos, aparece logo atrás, em sexto (o Furacão tem vantagem no saldo de gols).

Na próxima quinta-feira, às 21h30, o Furacão volta à campo para medir forças e disputar a liderança do Grupo G da Copa Libertadores contra o Boca Juniors, em La Bombonera. Já a Chape só volta a jogar no próximo domingo, no Maracanã, contra o Flamengo.

ESCALAÇÕES

Focado na Libertadores, Tiago Nunes poupou do jogo em Santa Catarina nomes como os laterais Jonathan e Renan Lodi, o zagueiro Thiago Heleno, o volante Bruno Guimarães, os meias Tomás Andrade, Nikão e Rony e o atacante Marco Ruben. Com isso, também mudou o esquema tático da equipe, que passou a jogar com três zagueiros (Robson Bambu, Paulo André e Léo Pereira). Vitinho, pela direita, e Márcio Azevedo, pela esquerda, atuavam como alas.

O confronto, inclusive, marcou a estreia do zagueiro Robson Bambu, do ala Vitinho, do meio-campista Erick e do meia-atacante Braian Romero como titulares da equipe principal do Furacão.

Na Chape, o técnico Ney Franco promoveu duas mudanças no onze inicial, com Renato e Diego Torres substituindo Tharlis e Alan Ruschel.

O JOGO

O início do jogo foi equilibrado. O Athletico tinha dificuldades em sair da defesa por causa dos erros de passe, ao mesmo tempo em que apresentava uma postura defensiva positiva, segura, anulando o ímpeto da Chapecoense. Aos poucos, a equipe rubro-negra foi encaixando, encontrando eu jogo. E depois de 20 minutos já dominava o confronto na Arena Condá.

Se a situação da Chape já era difícil dentro do jogo, já no final da primeira etapa ficou ainda pior. Aos 39 minutos, Ney Franco foi obrigado a fazer duas substituições por causa de lesões, com Gustavo Campanharo e Régis deixando o campo para as entradas de Augusto e Alan Ruschel.

A segunda etapa, então, começou mais aberta. O Furacão seguia dominando a partida e tendo as melhores chances de gol, mas a Chape, depois de levar perigo pela primeira vez aos 42 minutos da etapa inicial, passou a encontrar mais espaços na defesa adversária.

Aos 21 minutos, a primeira substituição no Athletico, com Rony no lugar de Braian Romero. Aos 28, foi vez do experiente Lucho González substituir Léo Cittadini. E dois minutos depois, o gol dos visitantes: Rony driblou na entrada da área e chutou. A bola desviou na zaga e matou o goleiro Tiepo.

A Chape ainda teve uma boa chance para empatar aos 32 minutos, com Gum. Depois disso, porém, io jogo ficou morno. A vitória atleticana parecia próxima. Mas só parecia… Aos 43 minutos, Diego Torres acertou belo chute de fora da área. Santos defendeu, mas Everaldo aproveitou o rebote para empatar o confronto: 1 a 1.

Os minutos finais foram de jogo aberto. A Chape se lançou com tudo ao ataque, botou pressão pela virada. Nikão entrou no lugar de Cirino já nos acréscimos. E aos 49 minutos aproveitou erro de Augusto para deixar Rony na cara do gol. O jogador do Athltico, porém, errou o chute e desperdiçou o gol da vitória. Não era para ser…

FICHA TÉCNICA

Chapecoense 1 x 1 Athletico

Chapecoense: Tiepo; Eduardo, Gum, Douglas e Bruno Pacheco; Diego Torres, Márcio Araújo, Gustavo Campanharo (Augusto) e Régis (Alan Ruschel); Everaldo e Renato (Bruno Silva). Técnico: Ney Franco.
Athletico: Santos; Robson Bambu, Paulo André e Léo Pereira; Vitinho, Wellington, Léo Cittadini (Lucho González), Erick e Márcio Azevedo; Marcelo Cirino (Nikão) e Braian Romero (Rony). Técnico: Tiago Nunes
Gols: Rony (30-2º) e Everaldo (43-2º)
Cartões amarelos: Braian Romero, Paulo André (A); Douglas (C)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Público: 6.433 pagantes
Renda: R$ 140.710,00
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC), domingo (05 de maio) às 11 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

10 – Cruzamento. Everaldo se posiciona para o chute, mas Paulo André aparece na hora H para afastar o perigo usando a cabeça..

12 – Bruno Pacheco recebe na lateral e recua errado, muito fraco para Douglas. Marcelo Cirino tenta interceptar a bola em boa posição, mas não consegue o domínio.

13 – Marcelo Cirino recebe na entrada da área, passa por Douglas e é derrubado. Falta perigosa que Gum afasta de cabeça depois da cobrança de Léo Cittadini.

23 – Cobrança de falta de Márcio Azevedo. Wellington cabeceia em cima de Tiepo, que segura.

24 – Marcelo Cirino recebe na direita, pedala para cima de Douglas e chuta bem colocado. Gum se coloca na frente da bola e salva a Chape.

31 – Vitinho recebe de Cirino na grande área e cruza rasteiro. Braian Romero se posiciona do outro lado para o chute, mas Eduardo aparece antes e afasta o perigo.

33 – Léo Pereira avança com liberdade pela intermediária e arrisca um chute de longe, surpreendendo todo mundo. A bola passa perto do gol.

42 – Cruzamento para a área do Athletico. A zaga não consegue cortar e a bola sobra para Douglas. O zagueiro gira dentro da área e chuta, por cima do gol.

45 – Léo Cittadini puxa o contra-ataque. Ele corre pela direita, corta para o meio e chuta, por cima do gol.

Segundo tempo

7 – Braian Romero recebe na esquerda, corta para o meio e chuta para fora.

8 – Wellington lança de trás do meio de campo para Erick. O meio-campista ganha na corrida, chega na linha de fundo e rola para Marcelo Cirino chegar batendo dentro da área. O atacante isola.

12 – Alan Ruscher dá passe por cima da defesa. Everaldo recebe na frente, invade a área e chuta cruzado, ao lado do gol.

13 – Bola enfiada de Braian Romero para Marcelo Cirino. O atacante chuta cruzado buscando o canto inferior e manda ao lado do gol.

22 – Contra-ataque da Chapecoense. Depois do cruzamento rasteiro, a zaga afasta e a bola sobra para Augusto, que manda uma bomba de fora da área. Santos defende em dois tempos.

29 – Everaldo recebe na direita, invade a área e chuta forte, cruzado. Grande defesa de Santos.

30 – Gol do Athletico! Rony avança, corta o marcador na entrada da área e chuta forte. A bola desvia na zaga da Chapecoense e encobre o goleiro Tiepo.

32 – Cruzamento de Diego Torres e Gum cabeceia com perigo, à direita do gol.

43 – Gol da Chapecoense! Diego Torres chuta forte da entrada da área. Santos dá o rebote para frente e Everaldo aproveita, só tendo o trabalho de empurrar para o fundo da rede.

49 – Augusto sai jogando bizarramente errado e entrega para Nikão. O meia enfia para Rony, que ganha na corrida da defesa e entra na área com liberdade. Tiepo sai bem do gol e corta o chute por baixo.