Divulgação/Athletico.com.br/Miguel Locatelli – Athletico 2×2 Racing

O Athletico Paranaense empatou em 2 a 2 com o Racing, nessa quarta-feira (dia 15) à noite, em San Juan, na Argentina, pelo Torneio de Verão de San Juan. Esse foi o primeiro amistoso do elenco principal do clube paranaense em 2020.

Apesar do nome, o Torneio não tem um campeão e uma fórmula de disputa semelhante a outras competições. A cada jogo, a equipe vencedora leva um troféu. Em caso de empate, a decisão ocorre nos pênaltis.

Na decisão por pênaltis nessa quarta-feira (dia 15), o Athletico perdeu por 5 a 4. Foram necessárias 18 cobranças (9 de cada equipe). Pelo clube paranaense, converteram Nikão, Canesin, Lucas Halter e Vitinho. E desperdiçaram Lucho (goleiro defendeu), Khellven (para fora), Adriano (goleiro defendeu), Cittadini (goleiro defendeu) e Breno Lopes (goleiro defendeu). Para o Racing, acertaram Miranda, Montoya, Reniero, Pillud e Banega. Erraram Cvitanich e Martínez (Santos defendeu as duas), além de Fértoli (para fora) e Soto (trave).

O Athletico vai disputar duas partidas no Torneio. Além do confronto com o Racing, pega o Boca Juniors no domingo (dia 19) às 22 horas, também em San Juan.

Clique aqui para ver análise do desempenho individual dos jogadores do Athletico na partida.

DESEMPENHO
No primeiro jogo do ano, o Athletico mostrou bom futebol, considerando que ainda está em pré-temporada — os jogadores estão longe da forma física ideal e Dorival Júnior teve pouco tempo para trabalhos táticos. O sistema defensivo teve bom comportamento coletivo, com algumas falhas individuais. No setor ofensivo, os melhores momentos foram com jogadas individuais de Carlos Eduardo.

Em comparação com 2019, o Athletico foi um time mais conservador, com menos movimentação; e com menos apoio dos laterais e dos volantes. Essa postura pode ser explicada pelo momento atual (pré-temporada, preparação física em estágio inicial, time em formação, entre outros fatores).

ESTREIAS
A partida marcou a estreia do técnico Dorival Júnior e de três reforços contratados para 2020: o meia Fernando Canesin e os pontas Marquinhos Gabriel e Carlos Eduardo.

AUSÊNCIAS
As ausências na Argentina são o ponta Rony, em negociação com o Corinthians, além do volante Bruno Guimarães e do zagueiro Robson Bambu, ambos com a seleção olímpica.

ASPIRANTES
O Athletico levou 24 jogadores para a Argentina. Entre eles, estão nove do elenco de aspirantes: os goleiros Bento e Gabriel, os zagueiros José Ivaldo e Lucas Halter, o lateral-direito Khellven, o volante Erick, os pontas Vitinho e Breno Lopes (ex-Juventude) e o centroavante Guilherme Bissoli (ex-São Paulo).

ADVERSÁRIO
O Racing, 18 vezes campeão argentino, teve a estreia do técnico Sebastián Beccacece. O time titular tinha dois titulares do Chile na Copa do Mundo de 2014: o volante Marcelo Díaz e o lateral-esquerdo Mena. Outro destaque é o atacante argentino Lisandro López, 36 anos, que jogou quatro anos no Lyon-FRA e outros quatro no Porto-POR.

ESCALAÇÃO
A principal novidade foi Guilherme Bissoli, 22 anos, como titular. Ex-São Paulo, ele nunca havia atuado pelo profissional do Athletico. Ele é o único centroavante do atual elenco.

O esquema tático foi o 4-1-4-1, com Wellington como único volante. A linha de quatro tinha Carlos Eduardo (direita), Marquinhos Gabriel (esquerda) e Rosseto (centro).

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com falha grotesca do goleiro Santos e o gol do Racing, já aos 3. O goleiro saiu da área para cortar lançamento e chutou mal, nos pés de Lisandro López, que chutou na trave. Rojas pegou o rebote e finalizou para o gol vazio. O empate veio em seguida, aos 10. Carlos Eduardo chutou de fora da área, o goleiro deu rebote e Bissoli cutucou para dentro. Aos 20, o Racing fez 2 a 1. Rossetto foi desarmado na defesa. A bola chegou até Fértoli, que passou por Zé Ivaldo e chutou de fora da área. A bola entrou no cantinho. O time paranaense empatou aos 28, em bela cobrança de falta de Marquinhos Gabriel.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, cada time fez seis substituições. O esquema tático 4-1-4-1 foi mantido. A linha de quatro ficou com Vitinho (esquerda), Nikão (direita), Canesin (centro) e Cittadini (centro). O Athletico melhorou na partida, principalmente na troca de passes pelo centro, mas não o suficiente para criar chances de gol. Aos 13, saiu Wellington e entrou Lucho González. Também aos 13, saiu Bissoli e entrou o ponta Breno Lopes, que ficou improvisado como centroavante. O Racing reduziu o ritmo e pouco atacou. Com o tempo, o time paranaense também perdeu o ímpeto ofensivo e o jogo ficou morno. O Racing só levou perigo aos 44, quando Banega entrou nas costas da defesa e chutou na trave.

RACING 2×2 ATHLETICO
Racing: Arias (Garcia); Montoya, Nery Dominguez (Machuca), Orban e Mena (Soto); Marcelo Díaz (Pillud), Miranda e Matias Rojas (Banega); Fertoli, Lisandro López (Cvitanich) e Barbona (Reniero). Técnico: Beccacece
Athletico: Santos; Jonathan (Khellven), Zé Ivaldo, Lucas Halter e Marcio Azevedo (Adriano); Wellington (Lucho); Rossetto (Cittadini), Erick (Canesin), Marquinhos Gabriel (Nikão) e Carlos Eduardo (Vitinho); Bissoli (Breno Lopes). Técnico: Dorival Júnior
Gols: Rojas (3-1º), Bissoli (10-1º), Fértoli (20-1º), Marquinhos Gabriel (28-1º)
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Cartões amarelos: Rojas, Marcelo Díaz (R). Carlos Eduardo (A).
Local: Estádio Bicentenário, em San Juan, Argentina

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Gol do Racing. Orban lança para o ataque. Santos sai da área para cortar e chuta mal, nos pés de Lisandro López, que chuta na trave. Rojas pega o rebote e toca para o gol vazio.
10 – Gol do Athletico. Carlos Eduardo chuta de fora. O goleiro rebate. Bissoli pega o rebote e cutuca para dentro.
13 – Escanteio. Marquinhos Gabriel cruza. Bissoli cabeceia perto, ao lado.
20 – Gol do Racing. Rossetto é desarmado na defesa. A bola chega até Fértoli, que passa por Zé Ivaldo e chuta de fora da área. A bola entra no cantinho.
28 – Gol do Athletico. Falta perto da área. Marquinhos Gabriel cobra no ângulo, com força. Golaço.

Segundo tempo
1 – Canesin rouba no ataque e aciona Bissoli, que chuta forte. O goleiro espalma.
15 – Lucho perde a bola na defesa. Zé Ivaldo escorrega. Cvitanich sai na cara do gol e tenta de letra. Santos segura.
19 – Belo lançamento de Nikão. Vitinho mata no peito, dentro da área, mas o zagueiro tira.
28 – Vitinho cruza. A bola chega até Nikão, que tenta o voleio. O chute sai fraco. O goleiro segura.
44 – Lançamento. Banega entra livre, na área, e chuta na trave.