Defensa y Justicia / Divulgação

Enquanto Renan Lodi fica cada vez mais próximo de deixar a Arena da Baixada – o clube já tem propostas no valor de 20 e 21 milhões de euros do Atlético de Madri (Espanha) e do Zenit (Rússia), respectivamente -, o Athletico se movimenta no mercado em busca de novas opções para seu elenco, até mesmo tendo em vista os afastamentos do zagueiro Thiago Heleno e do meio-campista Camacho, flagrados no exame antidoping. E o nome que agora surge na mira do Furacão éo zagueiro Alexander Barbosa, de 24 anos, que joga no Defensa y Justicia, mas pertence ao River Plate.

Segundo o jornalista Hernán Castillo, do canal TNT Sports, da Argentina, o clube paranaense irá oferecer 3,8 milhões de dólares por 82,5% dos direitos econômicos do jogador. Se o negócio for fechado nesses termos, será a contratação mais cara da historia atleticana – até hoje, o mnaior valor desembolsado pelo clube foram os R$ 7 milhões pelo uruguaio Santiago ‘Morro’ García,em 2011.

Anteriormente, o Independiente já havia oferecido cerca de 2 milhões de dólares por 50% de Barboza, mas o River rejeitou a proposta. Além disso, o Grêmio também tentou a contratação em maio, mas o negócio não avançou por conta dos valores envolvidos.

Alexander Barboza tem 1,93 metro, é canhoto e foi titular e capitão do Defensa y Justicia, tendo atuado em 32 partidas pelo clube, para o qual foi emprestado pelos Millonarios. O Defensa, inclusive, foi a grande surpresa da competição, brigando pelo título até o fim com o Racing, que viria a ficar com a taça.

Outros nomes

Além de Barboza, outros dois nomes foram comentados recentemente como possíveis reforços para a defesa atleticana: os zagueiros Luiz Felipe, do Santos, e Rhodolfo, do Flamengo.

A procura por reforços se deve ao afastamento de Thiago Heleno por doping e a proximidade do fim da carreira de Paulo André – ainda não sabe se ele joga o segundo semestre pelo clube ou se encerra a carreira em breve. Além disso, desde o ano passado Léo Pereira é um dos nomes mais cobiçados no mercado. Hoje, as outras opçõespara a zaga são Robson Bambu e Lucas Halter.