Divulgação/Athletico.com.br/José Tramontin – Abner enfrenta o Aucas

O Athletico Paranaense estreou com vitória na Copa Sul-Americana 2021. Nessa terça-feira à noite, o time venceu por 1 a 0 o Aucas, em Quito, no Equador, pela primeira rodada da fase de grupos. Com isso, ficou em na liderança do Grupo D, com três pontos. No outro jogo dessa chave, o Metropolitanos (Venezuela) perdeu em casa por 3 a 2 para o Melgar (Peru). Em 2021, apenas o líder de cada grupo avança para a próxima fase.

Na próxima rodada, Athletico recebe na Arena da Baixada o Metropolitanos, dia 28 (quarta-feira) às 19h15.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.

Após a partida, Autuori dedicou a vitória aos jogadores do time de aspirantes.

ALTITUDE
A partida dessa terça-feira foi na altitude de 2.800 metros de Quito. Em toda história, nas oito partidas que precisou disputar na altitude, o Athletico só venceu duas vezes: o Aucas nessa terça-feira e o Jorge Wilstermann (Libertadores 2020). Nas outras seis partidas acima dos 2.000 metros, somou cinco derrotas e um empate.

TÉCNICO
A Conmebol não aceita a licença UEFA do técnico António Oliveira. Com isso, ele foi registrado na súmula da partida como ‘auxiliar’. O diretor-técnico Paulo Autuori foi inscrito como técnico e ficou responsável pela entrevista coletiva pós-jogo. Durante o jogo, António ficou na beira do gramado orientando os jogadores. E Autuori passou a maior parte da partida sentado no banco.

ESTREIA
A partida marcou a estreia do centroavante Matheus Babi, que entrou no segundo tempo. Ele é a contratação mais cara da história do clube.

ESCALAÇÃO
As baixas no Athletico eram o goleiro Santos (Covid), o ponta Carlos Eduardo (lesão) e o zagueiro Thiago Heleno (altitude). O técnico António Oliveira usou Erick na lateral-direita e manteve Khellven no banco. Zé Ivaldo foi o escolhido para substituir Thiago Heleno. A vaga de Santos ficou com Bento. Outra opção seria Jandrei, mas o jogador está em fim de contrato de empréstimo e o clube não tem interesse na renovação.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo foi amarrado e lento no primeiro tempo. O Athletico não conseguiu se impor, cedendo terreno e a posse de bola ao adversário. O Aucas, porém, não apresentou qualidade técnica na construção e foi quase nulo no setor ofensivo. Mesmo pouco atacando, o time paranaense abriu o placar aos 38 minutos, em escanteio cobrado por Nikão e cabeceio de Erick.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com o Athletico nervoso, cometendo erros e recebendo três cartões amarelos em oito minutos. Os jogadores sentiram os efeitos da altitude e demonstraram cansaço logo no início da segunda etapa. O Aucas, porém, seguiu jogando mal e sem criar jogadas ofensivas. Aos 23, três substituições no time paranaense. Saíram o centroavante Renato Kayzer, o meia Canesin e o volante Christian para as entradas do centroavante Matheus Babi, do ponta Vitinho e do zagueiro Felipe Aguilar. Aos 30, saiu Erick e entrou Khellven. Aos 31, Cuero agrediu Matheus Babi e acabou expulso. O Aucas ficou com um jogador a menos. O Athletico teve grande chance para ampliar aos 40, mas Matheus Babi desperdiçou. Aos 44, Lucho González entrou no lugar de Nikão.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 6 finalizações (2 certas), 42% de posse de bola e 81% de eficiência nos passes. Já o Aucas somou 4 finalizações (1 certa), 58% de posse de bola e 88% de eficiência nos passes. Os dados são do site Sofascore.

AUCAS 0x1 ATHLETICO
Aucas: Frascarelli; Jonathan Gonzalez, Mina (Ordoñez), Pizzorno e Cuero; Tapiero; Jhonny Quiñonez (Mejía), Vega, Figueroa e Luis Cano (Briones); Fydriszewski. Técnico: Luciano Precone. Técnico: Héctor Bidoglio
Athletico: Bento; Erick (Khellven), Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Abner; Richard, Christian (Aguilar), Fernando Canesin (Vitinho), Nikão (Lucho González) e Léo Cittadini; Renato Kayzer (Matheus Babi). Técnico: António Oliveira
Gol: Erick (38-1º)
Expulsão: Cuero (31-2º)
Cartões amarelos: Nikão, Canesin, Pedro Henrique, António Oliveira (CAP). Jhonny Quiñonez (Aucas).
Árbitro: Piero Maza (Chile)
Local: Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, no Equador

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
15 – Cano recebe e fica em boa posição na área. Ele se atrapalha no domínio e perde boa chance.
28 – Lançamento para Abner. Ele toca para Cittadini, que entra livre pelo centro. Ele tenta o chute, mas com pouca força. A bola vai ao lado.
38 – Gol do Athletico. Escanteio. Nikão cruza e Erick desvia de cabeça. A bola bate em Pizzorno e entra no canto.

Segundo tempo
1 – Fydriszewski tenta o cabeceio e a bola passa perto.
15 – Cano tenta de bicicleta, de dentro da área. O árbitro anota jogada perigoso e dá a falta de ataque.
34 – Após boa jogada de Nikão, Aguilar chuta de longe e o goleiro pratica defesa difícil.
38 – Abner tira mal. A bola desvia em Briones e quase provoca um gol contra.
40 – Matheus Babi sai na cara do gol, mas chuta para fora e perde grande chance.