José Tramontini / site oficial do Athletico – Jonathan: possível retorno ao Athletico no domingo

O Athletico terá uma sequência de jogos no Brasileirão que, pelo menos teoricamente, é mais fácil. Os quatro próximos adversários lutam contra o rebaixamento, sendo que três deles atualmente estão na zona de degola. Apesar disso, o técnico Paulo Autuori nega que haja tranquilidade por causa da tabela. 

Neste domingo (20), o Athletico enfrenta o Bragantino, fora de casa. O time paulista está em 11º no Brasileirão, com 31 pontos, mas admite que o objetivo é permanecer na primeira divisão. Os adversários seguintes serão Vasco (no dia 27), Botafogo e Coritiba (ambos no começo de janeiro). Esses três estão atualmente na zona de rebaixamento.

Para o técnico Paulo Autuori, o fato de os adversários estarem mal na tabela não significa tranquilidade. “Tranquilidade é no final atingir o objetivo que pretendia”, disse ele. “O que me dá tranquilidade é que temos os pés no chão e sabemos dessa situação”.

Autuori citou que o Athletico chegou a engatar uma sequência de quatro vitórias no Brasileirão, mas depois sofreu três derrotas seguidas. “Naquele momento, não poderíamos nos acomodar com as quatro vitórias”, filosofou. Mesmo assim, o treinador admite que vencer os quatro próximos jogos é um objetivo possível e bem-vindo. “Se conseguir as 4 vitórias, certamente teremos a tranquilidade necessária para pensar em relação ao término da competição e ao futuro na temporada”.

Para este domingo, Autuori não contará com o meia Erick (que vem atuando como lateral) e o zagueiro Pedro Henrique, machucados. Na lateral, há a chance do retorno de Jonathan, que ficou dois meses afastado por causa de uma lesão na panturrilha. Na zaga, há o retorno de Thiago Heleno, que cumpriu suspensão diante do Atlético-MG.