José Tramontin / site oficial do Athletico – O zagueiro Thiago Heleno

Athletico e Cuiabá duelam nesta sexta-feira (3), às 19 horas, na Arena da Baixada. A partida é válida pela 35ª rodada do Brasileirão, mas na prática é a antepenúltima das duas equipes. No atual momento, os dois times lutam contra o rebaixamento à Série B.

O jogo não vai passar em nenhum canal de TV aberta, fechada ou pay-per-view. Contudo, a partida será transmitida pelo canal da Jovem Pan Esportes no YouTube.

TABELA

O Athletico vem em queda livre no Brasileirão: não vence há quatro jogos. Na quarta-feira (1º), o time aparecia como o 3º mais “rebaixável”, à frente apenas de Grêmio e Bahia – isso considerando que Chapecoense e Sport já estão matematicamente rebaixados. Resta definir quem serão os outros dois degolados.

Com 42 pontos, o Furacão inicia a partida a um passo da zona de rebaixamento, em 16º lugar. Nesta quinta-feira (2), o Bahia perdeu para o Atlético-MG por 3 a 2 e ficou com 40 pontos, em 17º lugar. O Cuiabá está com 43 pontos e também corre contra o descenso. O time mato-grossense tem outra questão: fora de casa, não vence há sete jogos.

Se vencer, o Athletico vai a 45 pontos e fica muito perto de se livrar de qualquer possibilidade de descenso. Porém, uma derrota ou um empate em casa podem complicar a situação.

Depois do Cuiabá, o Furacão enfrenta o Palmeiras, em casa (na segunda-feira, 6) e o Sport, já rebaixado, em Recife (na quinta-feira, 9). No caso do Cuiabá, os dois últimos adversários são Fortaleza (em casa) e Santos (fora).

JORNADA

Se por um lado o Athletico vem mal no Brasileirão, por outro o time conquistou a Copa Sul-Americana no último dia 20. O empenho na “Sula” levou o clube a poupar vários jogadores nas partidas mais recentes no Brasileirão.

Nos dias 12 e 15, o time paranaense ainda vai decidir a Copa do Brasil, contra o Atlético-MG.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

O atacante Renato Kayzer deverá desfalcar o Athletico. Na última semana, ele levou uma entrada dura do lateral Reinaldo, do São Paulo. Lesionou o tornozelo direito, mas sem fratura ou ruptura de ligamento. A recuperação foi boa durante a semana, mas a tendência é que ele seja poupado. Com isso, o mais provável é que o atacante Pedro Rocha ocupe a função de centroavante.

Outro desfalque é o volante Christian, que levou o terceiro cartão amarelo diante do Corinthians, na última rodada, e cumpre suspensão. Mas ele

Fora isso, Alberto Valentim deve ter força máxima para a partida. Ele deverá manter a formação no 3-4-3, que vira um 5-2-3 quando o time defende.

ESCALAÇÃO DO CUIABÁ

O único desfalque do Cuiabá para o jogo desta sexta-feira é o zagueiro Alan Empereur. Ele levou o terceiro cartão amarelo diante do Palmeiras, na última partida, e cumpre suspensão. O substituto deve ser Marllon. Com isso, o time voltará a ter a dupla de zaga que mais jogou neste Brasileirão: Marllon e Paulão.

ATHLETICO x CUIABÁ

Athletico: Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nico Henandez; Marcinho, Leo Cittadini, Erick e Abner; Nikão, Pedro Rocha e Terans. Técnico: Alberto Valentim.
Cuiabá: Walter; João Lucas, Paulão, Marllon e Uendel; Camilo, Pepê e Rafael Gava; Max, Jenison e Clayson. Técnico Jorginho.
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Local: Arena da Baixada, sexta-feira, às 19 horas