Bem-estar

Atividades de lazer vão até domingo no Litoral do Paraná

Dança é uma das atrações mais concorridas na areia
Dança é uma das atrações mais concorridas na areia (Foto: SespPR)

Práticas saudáveis e de lazer, como dança, ginástica aeróbica, vôlei de praia, muro de escalada e muitas outras opções continuarão abertas a veranistas e moradores das praias paranaenses até este domingo. As atividades são oferecidas pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, dentro da programação Verão Paraná - Viva a Vida, e acontecem nas areais de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, além da Ilha do Mel.

De acordo com o diretor de Inovação da Superintendência do Esporte, Tiago Campos, essas atividades são muito importantes para o desenvolvimento do senso de coletividade que, aos poucos, retorna ao normal após o período mais crítico da pandemia. “Nossas ações têm a finalidade de proporcionar hábitos saudáveis às pessoas através de exercício físico, de uma maneira divertida e dinâmica e, ainda, estimular a saúde dos veranistas, a fim de melhorar sua qualidade de vida após um cenário mais restrito de pandemia”, explica.

Uma das atividades que mais tem engajado em Caiobá é a aula de dança ao ar livre. No palco instalado na orla, as equipes do Esporte conduzem as coreografias durante de manhã e à tarde, com diversas variações, ao mesmo tempo em que estimulam o exercício físico.

Uma das monitoras das atividades do Verão Paraná pelo Esporte em Caiobá, Amanda dos Santos, explica que este tipo de exercício tem uma adesão muito alta dos veranistas que, a todo momento, se juntam à dança.

“Todo mundo pode participar. Temos atividades direcionadas para certas faixas etárias, como alguns esportes mais competitivos, porém, a maioria das nossas ações é aberta para pessoas de todas as idades, e contam com profissionais que buscam deixá-las acolhidas. Ver todo mundo dançando junto e se divertindo, sem dúvida, é a maior recompensa que podemos receber neste verão”, afirma a monitora.

Cronograma

  • Desde o final de dezembro de 2021, a Superintendência do Esporte está com estruturas montadas e possui equipes fixas para atendimento ao público nas praias de
  • Caiobá, Guaratuba, Praia de Leste, Shangri-lá, Ipanema e Ilha do Mel, além de duas equipes itinerantes que se deslocam a outros balneários. As atividades acontecem nas estruturas montadas na areia, das 8h às 12h e das 15h às 19h, e seguem até o próximo domingo
  • Em 20 dias de atuação, de 28 de dezembro a 16 de janeiro, foram 504.585 atendimentos em atividades esportivas e de lazer, contabilizando os cadastros nos postos fixos e interação com o trio elétrico que percorreu toda a orla de Matinhos até Pontal do Sul, em Pontal do Paraná.
  • Todos os postos do projeto Verão Paraná – Viva a Vida contam com uma equipe de Enfermagem, composta por estudantes da área, para realizar os primeiros atendimentos a quem estiver nas praias e precisar de cuidados.
  • O Verão Paraná - Viva a Vida é uma realização conjunta do Governo do Estado por meio da Superintendência do Esporte, Secretaria de Segurança Pública, Detran, Sanepar, Copel, Turismo, Cultura e Sejuf. O projeto conta com o patrocínio do Sicredi, Daju e apoio do SESC e das prefeituras municipais.