Reprodução/Instagram/atleticodemadrid

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Atlético de Madri curou a frustração pela participação ruim na Liga dos Campeões da Europa com uma taça. Na noite desta quarta-feira, a equipe de Diego Simeone, que acompanhou de camarote o jogo, derrotou o Olympique de Marselha por 3 a 0, em Lyon, e conquistou pela terceira vez a Liga Europa. O francês Antoine Griezmann assumiu o papel de protagonista ao anotar dois gols da decisão disputada em solo francês; Gabi fechou o triunfo aos 43min da etapa final.

Os outros títulos do Atlético aconteceram em 2010 e 2012. A equipe da capital espanhola igualou-se ao Sevilla em número de troféus no novo formato. Considerando o histórico do torneio, incluindo os campeões da Copa da Uefa, o Sevilla ainda é o maior vencedor, com cinco troféus. O Atlético vem em segundo, com três, ao lado de Inter de Milão, Juventus e Liverpool.

Acostumado a figurar nas principais fases da Champions, o Atlético precisou se contentar com a Liga Europa e transformou a segunda competição em objetivo para esta reta final de temporada. Tanto que Diego Simeone, que, suspenso, ficou fora do banco de reservas na decisão, utilizou titulares durante todo o torneio para alcançar o título. O treinador argentino, assim, conquista pela segunda vez este troféu.

Apesar da vitória tranquila, o Atlético de Madri sofreu no início da partida e viu o Olympique de Marselha pressionar. No entanto, aos 20min, um erro do volante Anguissa, que não conseguiu dominar um passe do goleiro Mandanda, permitiu a Griezmann abrir o placar. O atacante francês invadiu a área pelo meio e tocou no canto direito.

Griezmann ampliou aos 4min da segunda etapa, finalizando com extrema categoria, com um toque por cima de Mandanda, e praticamente definiu o confronto mais cedo do que o esperado. Aos 43min, Gabi fez o terceiro em um chute cruzado no canto direito após assistência de Koke.

A decisão europeia não encerra a temporada dos dois clubes, que se despedem de 2017/2018 neste fim de semana. No sábado, o Olympique de Marselha recebe Amiens, em casa, na última tentativa de assegurar vaga na próxima Liga dos Campeões –a equipe precisa vencer e torcer por um tropeço do Lyon contra o Nice.

O Atlético de Madri, por outro lado, se encontra em situação confortável na Espanha. Basta um empate no domingo contra o Eibar, no Wanda Metropolitano, para a equipe de Diego Simeone terminar com o vice-campeonato, em vantagem sobre o arquirrival Real Madrid.

O destaque da vitória do Atlético foi Griezmann. Quando o Olympique dominava, ele não desperdiçou um erro adversário. Mal o time francês voltou para o segundo tempo, e ele definiu o jogo. Griezmann terminou a Liga Europa como o principal personagem da conquista. Decisivo com os dois gols na final e seis na competição inteira

O camaronês Anguissa, por sua vez, falhou. O jovem de 22 anos errou o domínio na frente da área, quando o Olympique dominava, e permitiu ao Atlético de Madri a chance clara para abrir o placar. Griezmann não desperdiçou, os espanhóis assumiram o controle do jogo, e os franceses em nenhum momento obtiveram força para reagir.

 

OLYMPIQUE DE MARSELHA

Mandanda; Sarr, Rami, Luiz Gustavo, Amavi; Anguissa, Sanson, Thauvin, Payet (Lopez), Ocampos (N'Jie); Germain (Mitroglou). T.: Rudi Garcia

 

ATLÉTICO DE MADRI

Oblak; Vrsaljko (Juanfran), Giménez, Godín, Lucas Hernández; Ángel Correa (Thomas), Gabi, Saúl, Koke; Griezmann (Fernando Torres), Diego Costa. T.: Diego Simeone

 

Estádio: Parc Olympique Lyonnais, em Lyon (França)

Juiz: Bjorn Kuipers (Holanda)

Cartões Amarelos: Amavi, Luiz Gustavo, N'Jie (Olympique de Marselha); Lucas Hernández (Atlético de Madri)

Gols: Griezmann, aos 20min do primeiro tempo, e aos 4min do segundo tempo tempo, e Gabi, aos 43min do segundo tempo