Geraldo Bubniak – “Raphael Veiga deve retornar ao time titular do Atlu00e9tico-PR: ele esteve suspenso na u00faltima rodada”

Um jogador a menos desde o primeiro tempo (Lucho González foi expulso). A equipe jogando fora de casa. Na lanterna do Campeonato Brasileiro, sem vencer uma partida sequer em seis rodadas. Foi esse o cenário que se apresentou ao Atlético-PR na última vez em que o clube esteve no Independência para encarar seu xará, em 14 de junho de 2017. Caiu no Horto está morto? Não é (ou pelo menos não foi) bem assim… Apesar de todas as adversidades, foi o Furacão quem saiu de campo com a vitória na ocasião, com um gol de Sidcley aos 44 minutos do 2º tempo.
É com essa boa lembrança de superação que o Furacão volta a campo hoje para medir forças contra o Galo em Minas Gerais, às 20 horas. A equipe busca sua primeira vitória como visitante para se permitir a sonhar com voos mais altos dentro da competição. Se vencer, o rubro-negro pode subir até quatro posições, terminando a rodada na 9ª colocação.
Em 11 jogos fora de casa, são cinco empates e seis derrotas do clube paranaense, com apenas dois gols marcados e 12 sofridos. O Atlético-MG, por sua vez, faz campanha consistente como mandante, com 72,2% jogando diante de sua torcida. Em 12 jogos, foram oito vitórias, dois empates e duas derrotas, com 20 gols pró e 10 contra.
Além de lidar com a qualidade da equipe adversária, sexta colocada no Brasileirão, o Furacão também terá de superar seus próprios problemas. São três desfalques confirmados para a partida: o lateral-esquerdo Renan Lodi, o volante Wellington (ambos suspensos por terem levado o terceiro cartão amarelo) e o meia Bruno Nazário, que teve diagnosticada  uma ruptura no ligamento cruzado anterior e uma lesão meniscal, terá de passar por uma cirurgia e só deve voltar aos gramados em 2019.
Com isso, o lateral-esquerdo Márcio Azevedo fará sua primeira partida como titular desde que retornou ao clube que o projetou internacionalmente. Contratado após a pausa da Copa do Mundo para substituir Thiago Carleto, o jogador já fez três partidas pelo clube (uma delas jogando no meio de campo), mas todas entrando no decorrer da partida.
Já no meio de campo, a tendência é que Bruno Guimarães seja o substituto de Wellington, embora Camacho e Matheus Rossetto corram por fora. Pouco mais a frente, a boa notícia é o retorno de Raphael Veiga, que esteve suspenso na última rodada e retomará sua posição no onze inicial no lugar de Bruno Nazário.

Adversário
No Atlético-MG, o técnico Thiago Larghi ainda faz mistério sobre a escalação. Uma possibilidade que tem sido utilizada no decorrer dos jogos e poderia ganhar mais espaço é o esquema com dois volantes, com o Galo alternando do 4-1-4-1, esquema preferido do treinador, para o 4-2-3-1.
A boa notícia para os mineiros é o retorno do volante Elias, que já cumpriu os dois jogos de suspensão impostos pelo STJD. Na defesa, o lateral-direito Patric será o substituto de Emerson, que levou o terceiro cartão amarelo.
A arbitragem será comandada pelo paulista Luiz Flavio de Oliveira (SP).

Belo horizonte

Atlético/MG
Santos; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Renan Lodi; Bruno Guimarães, Lucho González, Matheus Rossetto, Nikão e Raphael Veiga (Marcelo Cirino); Pablo. Técnico: Thiago Nunes

Atlético/PR
Danilo Fernandes; Fabiano, Danilo Silva, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Nico López, Zeca, Edenílson e Lucca; William Pottker. Técnico: Odair Hellmann
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Local: Arena da Baixada, hoje, às 21 horas