Joaquin Sarmiento/AFP/Estadão Conteúdo

O Atlético-PR divulgou na tarde desta terça-feira (11 de dezembro) uma nota aos torcedores em sua página no Facebook pedindo "reciprocidade e respeito aos irmãos colombianos", em referêcia à decisão da Copa Sul-Americana, que será disputada nesta quarta-feira, às 21h45, na Arena da Baixada. No primeiro jogo, em Barranquilla, o Furacão segurou o empate em 1 a 1 contra o Junior. Agora, precisa de uma vitória para ficar com a taça. Qualquer empate leva a partida para os pênaltis. 

No texto aos torcedores, o clube recorda a reação dos colombianos após a tragédia que vitimou o elenco da Chapecoense e diversos jornalistas, em 2016. "Em um momento de dor, o povo colombiano demonstrou uma grande solidariedade", diz a nota. Na ocasião, o Atlético Nacional, que já era campeão da Copa Libertadores e faria outra decisão continental, desta vez contra a Chapecoense, abriu mão do título desde o primeiro momento, oferendo a taça ao clube catarinense. Além disso, o estádio do clube colombiano foi lotado por torcedores em luto pela tragédia.

Além do caso de 2016, o clube ainda destaca que teve uma "convivência pacífica" com a torcida colombiano no primeiro jogo da final, na última quarta-feira. Por isso, pede a manutenção dessa "convivência humana e pacífica", pedindo para que a delegação colombiana não seja incomodada no hotel em que está hospedada, "como forma de respeito e agradecimento ao tratamento recebido por nós em Barranquilla."

Abaixo, você confere na íntegra a nota divulgada pelo clube

Reciprocidade e respeito aos irmãos colombianos.

A excelente convivência entre os povos brasileiros e colombianos sempre existiu, principalmente no futebol. Em 2016, vimos este sentimento aumentar depois dos acontecimentos com a Chapecoense. Em um momento de dor, o povo colombiano demonstrou uma grande solidariedade.

Nós, atleticanos, pudemos ver de perto esta solidariedade em Barranquilla, quando tivemos uma convivência pacífica entre as torcidas no primeiro jogo da final da Conmebol Sul-Americana.

O Atlético Paranaense pede que essa convivência humana e pacífica seja repetida amanhã (12), na Arena. O respeito e união devem prevalecer tanto dentro, quanto fora de campo.

Deste modo, pedimos também a todos os torcedores que não perturbem a delegação colombiana no hotel em que está concentrada em Curitiba, como forma de respeito e agradecimento ao tratamento recebido por nós em Barranquilla.