Divulgação/Williams Aguiar/@sportrecife – Fellipe Bastos tenta jogada contra o Atlu00e9tico-PR

O Atlético Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Sport, nessa quarta-feira (dia 6) à noite, na Ilha do Retiro, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense caiu para 17º lugar na classificação, com 9 pontos, abrindo a zona de rebaixamento. A equipe pernambucana está na 2ª colocação, com 18 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool

O resultado ampliou o jejum do técnico Fernando Diniz. Desde que chegou ao Atlético, ele ainda não venceu como visitante. Já são dez partidas fora de casa (seis empates e quatro derrotas). 

O time pernambucano não perde em casa há sete meses. São 15 jogos seguidos de invencibilidade (11 vitórias e 4 empates).

DINIZ
Esse foi o 19º jogo do técnico Fernando Diniz no comando do Atlético, agora com 5 vitórias, 7 empates e 7 derrotas. 

DESEMPENHO
O Atlético não repetiu as falhas defensivas das últimas partidas e cedeu poucas oportunidades para o Sport. No entanto, o time de Diniz foi frágil ofensivamente e quase não criou chances reais de gol.

ESCALAÇÃO
Os desfalques do Atlético eram o zagueiro Paulo André, os volantes Rossetto e Pavez e o lateral-direito Jonathan. O goleiro Santos, recuperado de conjuntivite, voltou ao time. A novidade foi o ponta Marcinho improvisado na ala-direita. Outra surpresa foi Guilherme no banco e Raphael Veiga como titular. O técnico manteve o esquema tático de sempre: defesa no 5-4-1 e ataque no 3-4-3. Já o Sport não contava com Sander, Cláudio Winck e Anselmo. O volante Deivid, ex-Atlético-PR, foi improvisado na lateral-direita. O esquema era o 4-2-3-1. 

PRIMEIRO TEMPO
O Atlético começou com uma postura mais segura, evitando lançar muitos jogadores ao ataque. Com a bola, o time tinha pouca movimentação e triangulações. A arma mais usada foi o lançamento para uma das pontas – Veiga na esquerda e Nikão na direita. A estratégia rendeu pouco. O Sport também foi fraco ofensivamente e seguro na marcação. Foi um primeiro tempo sem chances de gol e com apenas seis jogadas ofensivas com alguma relevância – três para cada lado.

SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa começou com um gol espetacular. Fellipe Bastos chutou a 40 metros de distância e acertou o ângulo: 1 a 0 para o Sport. Depois, o Atlético adotou uma postura mais ofensiva e arriscou mais. O Sport recuou. Aos 6, Nikão foi substituído por Bergson. O time paranaense seguiu com pouco poder ofensivo. Aos 24, saiu o zagueiro Zé Ivaldo e entrou o volante Bruno Guimarães.  Aos 34, saiu o volante Camacho e entrou o atacante Bill. O Furacão partiu para o “abafa”, mas o time pernambucano segurou a pressão. 

ESTATÍSTICAS
Ao final dos 90 minutos, o Atlético somou 58% de posse de bola, 8 finalizações (3 certas), 93% de precisão nos passes e 6 escanteios. O Sport teve 42% de posse de bola, 10 arremates (3 certos), 87% nos passes e 1 escanteio. Os dados são do Footstats.

SPORT 1 x 0 ATLÉTICO
Sport: Magrão; Raul Prata, Ronaldo Alves, Ernando e Evandro (Durval); Deivid, Fellipe Bastos, Marlone, Gabriel (Neto Moura) e Rogério (Michel Bastos); Rafael Marques. Técnico: Claudinei Oliveira
Atlético: Santos; Wanderson, Thiago Heleno e Zé Ivaldo (Bruno Guimarães); Marcinho, Camacho (Bill), Lucho González e Carleto; Nikão (Bergson), Raphael Veiga e Pablo. Técnico: Fernando Diniz
Gol: Fellipe Bastos (1-2º)
Cartões amarelos: Nikão, Thiago Heleno, Bergson (A). Deivid, Ronaldo Alves (S)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo

13 – Rafael Marques faz o pivô na área e rola para trás. Fellipe Bastos chuta forte. A bola raspa a trave.
18 – Camacho chuta de longe. Magrão segura no canto.
26 – Carleto cruza. Wanderson cabeceia ao lado do gol.
28 – Raul Prata chuta forte, do bico da área. Santos espalma. Marlone pega o rebote fora da área e chuta ao lado.
33 – Marcinho invade a área e toca para Pablo, que não alcança. 

Segundo tempo
1 – Gol do Sport.
Fellipe Bastos chuta a 40 metros de distância e acerta o ângulo. Golaço.
8 – Carleto cruza. Lucho tenta. Bergson pega o rebote e chuta. A zaga tira.
30 – Lucho enfia. Pablo recebe na área e chuta. A zaga bloqueia. 
38 – Cruzamento de Carleto. Pablo cabeceia. Magrão espalma. 
46 – Falta. Carleto solta a bomba. Magrão segura no canto.