Reprodução/Twitter/Ituanooficial – Baralhas

O Atlético Paranaense contratou o volante Gabriel Baralhas, 19 anos, destaque do Ituano no Campeonato Paulista 2018. A ideia inicial é utilizar o jogador na equipe de aspirantes, que vem disputando o Campeonato Paranaense. O jogador chegou após o prazo de inscrições do Estadual e, com isso, só poderá disputar as próximas competições da equipe secundária.

Após o Paranaense, o principal torneio para o time do técnico Tiago Nunes será o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, que começa em maio e termina em novembro. Os 16 participantes da competição, organizada pela CBF, são Grêmio, Inter, Atlético-PR, Coritiba, Figueirense, Avaí, Santos, São Paulo, América-MG, Cruzeiro, Goiás, Bahia, Vitória, Sport, Santa Cruz e Chapecoense. Eles serão divididos em dois grupos de oito. Os demais detalhes do regulamento ainda não foram divulgados pela CBF.

O principal objetivo do Brasileiro de Aspirantes é dar espaço para jogadores em recuperação ou atletas sub-23. Esse modelo é usado nos principais países da Europa. Na Inglaterra, é disputada anualmente a Reserve League, com propósito semelhante aos aspirantes. No filme Goal, de 2005, o protagonista, Santiago Munez, começa sua jornada no Newcastle United disputando a Reserve League. Em outros países, como Alemanha e Espanha, os times B atuam nas divisões inferiores – é o caso do Barcelona B (segunda divisão) e do Real Madrid Castilla (terceira divisão).

O primeiro Brasileiro de Aspirantes nesse formato foi realizado em 2017, com 10 equipes. Atlético-PR e Coritiba participaram.

REFORÇO
Ainda não há confirmação se o volante Gabriel Baralhas será integrando primeiro ao aspirantes ou direto no grupo principal, do técnico Fernando Diniz. Tudo indica que trabalhará primeiro com Tiago Nunes. O jogador atuou em 11 jogos do Paulistão, marcou um gol, não fez assistências e se destacou pelos desarmes (acertou 88% deles e recuperou duas bolas por jogo).

O jogador vem ao Atlético por empréstimo, com vínculo até o final de 2018.