O adversário do Atlético Paranaense na segunda fase da Copa do Brasil 2018 foi definido na noite de quarta-feira (31). Será o Tubarão (SC), que eliminou o América (RN). O duelo entre os dois times foi disputado no Estádio Domingos Gonzales, em Tubarão (SC), e terminou com com vitória catarinense por 2 a 0.

A segunda fase da Copa do Brasil 2018 também acontece em jogo único. Desta vez, o confronto será em Curitiba. A definição dos mandos de campo aconteceu através de sorteio, em dezembro do ano passado. Empate leva a decisão da vaga para os pênaltis.

O duelo do Atlético na segunda fase será em 14 de fevereiro ou 21 de fevereiro. A Confederação Brasileira de Futebol deve divulgar, em breve, a data e o horário da partida.

O Clube Atlético Tubarão foi fundado em 2005 e é o primeiro clube startup do Brasil. O Clube foi transformado em empresa (CLUBE ATLÉTICO TUBARÃO SPE LTDA) e incubado na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), se tornando, assim, o primeiro Clube startup do Brasil. A SPE tem previsão de duração de 20 anos, prorrogáveis por mais 20, com o propósito de fazer o Tubarão crescer e se tornar um exemplo nacional de governança e gestão esportiva. Até 2025, a meta é estar entre os 40 maiores clubes do Brasil, diz texto no site oficial do clube.

O presidente do Tubarão, Luiz Henrique Martins Ribeiro, explicou a filosofia do clube. Por que somos considerados um clube startup? Porque nossa ideia é investir em ações envolvendo não somente a gestão do clube, mas aplicativos de governança corporativa, novas tecnologias na área de ingressos, novos negócios e serviços na área, disse o dirigente ao site ESPN.com.br. Ele também explicou a parceria com a Unisul. A contrapartida da faculdade é que a gente crie esse espaço muito bom para que os acadêmicos possam pesquisar conosco. A Unisul TV cobre nosso treinos e jogos, completou.

O Tubarão foi rebaixado à segunda divisão do Catarinense em 2009 e voltou em 2016. Em 2017, terminou em sexto lugar no campeonato estadual e garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2018. Terminou a competição com média de 1.167 pagantes nos jogos em casa. O time conquistou a vaga na Copa do Brasil de 2018 por ser campeão da Copa Santa Catarina de 2017, derrotando o Brusque na final.

Na quarta-feira, após eliminar o América-MG, o técnico Waguinho Dias comemorou o resultado. É um sentimento indescritível. Vamos enfrentar um dos grandes do futebol brasileiro, em um estádio de Copa do Mundo. Fico feliz porque esse clube é merecedor, por tudo que oferece de estrutura para que possamos trabalhar. Acredito que todos estão orgulhosos de vestir a camisa do Tubarão, declarou o treinador, que começou a carreira em 1999 e está no clube catarinense desde fevereiro 2017. Clique aqui para ver os gols dessa partida no Facebook do Tubarão.