O Atlético Paranaense venceu por 1 a 0 o Palmeiras, nesse domingo (dia 6) à tarde, em São Paulo, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 8º lugar, com 26 pontos, dois pontos abaixo do G6 (grupo de classificação para a Copa Libertadores 2018). A equipe paulista está na 4ª posição, com 32 pontos.

Com o resultado, o Atlético repete uma façanha do Corinthians. O atual líder do campeonato foi o único clube a conseguir vencer o Palmeiras no Arena do Palmeiras em 2017. No total do ano, o time alviverde paulista soma agora 17 vitórias, 3 empates e 2 derrotas como mandante.

O resultado também encerra uma sequência positiva do Palmeiras, que estava há seis jogos sem perder (incluindo partidas em casa e fora). O Atlético chega à terceira vitória consecutiva (antes derrotou Avaí e Vasco).

ARTILHEIRO
O zagueiro Thiago Heleno marcou o gol do Atlético no jogo. Ele soma agora oito gols em 78 partidas pelo clube. Foram 3 gols em 27 jogos em 2017.

Clique aqui para ver análise do desempenho individual dos jogadores do Atlético.

TÉCNICO
Esse foi o 8º jogo do Atlético desde a chegada do técnico Fabiano Gomes, agora com 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.

ESCALAÇÃO
O Atlético não tinha Rossetto, suspenso. O técnico Fabiano Soares contou com a volta de Jonathan volta à lateral e de Paulo André na zaga, no lugar de Wanderson. O lateral Fabrício fez sua estreia como titular, com Sidcley sendo deslocado para o meio-campo. Lucho atuou como volante. Ribamar, Nikão e Lucas Fernandes, que foram titulares no último jogo, começaram no banco. O esquema tático foi o 4-2-3-1, com três meias ofensivos: Guilherme (centro), Pablo (direita) e Sidcley (esquerda).

Já o Palmeiras decidiu poupar titulares para o jogo de quarta-feira, pela Copa Libertadores, e escalou reservas na partida desse domingo. O esquema também era o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O Atlético mostrou mais organização e força defensiva que o adversário. Anulou as jogadas fortes do Palmeiras e conseguiu incomodar em jogadas de contra-ataque. A força defensiva de Pavez e o bom posicionamento de Lucho foram essenciais nesse período. O Furacão fez 1 a 0 aos 18 minutos, em cobrança de escanteio de Guilherme e cabeceio de Thiago Heleno. O time paulista pouco incomodou depois disso.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, duas grandes chances perdidas, uma para cada time. Borja não alcançou cruzamento perigoso. E Guilherme chutou em cima de Prass, na cara do gol. Em seguida, aos 7 minutos, Lucho foi substituído pelo volante Eduardo Henrique. O esquema seguiu o mesmo.

O Palmeiras começou a encontrar facilidade para erguer bola alta para a área e começou um bombardeio. Weverton salvou o Atlético com duas grandes defesas. O zagueiro Antonio Carlos perdeu um gol feito. Aos 21, saiu o centroavante Ederson e entrou o ponta Lucas Fernandes. Com isso, Pablo deixou a ponta e virou centroavante.

O Atlético passou a abusar dos lançamentos, não conseguiu criar e quase não teve a posse de bola. O time paulista avançou e sufocou na base da bola aérea. Aos 35, saiu Pablo e entrou o meia-atacante Nikão.

ESTATÍSTICAS
O Atlético teve 6 finalizações (4 certas), 38% de posse de bola, 3 escanteios e 90% de precisão nos passes. O Palmeiras somou 18 finalizações (3 certas), 7 escanteios e 94% nos passes. Os dados são do Footstats.

PALMEIRAS 0 x 1 ATLÉTICO
Palmeiras: Fernando Prass; Fabiano, Edu Dracena, Juninho (Antonio Carlos) e Michel Bastos; Tchê Tchê, Jean, Erik (Deyverson), Raphael Veiga (Moisés) e Zé Roberto; Borja. Técnico: Cuca
Atlético: Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Fabrício; Pavez, Lucho (Eduardo Henrique), Pablo (Nikão), Guilherme e Sidcley; Ederson (Lucas Fernandes). Técnico: Fabiano Soares
Gol: Thiago Heleno (18-1º)
Cartões amarelos: Guilherme, Paulo André, Fabrício (A). Michel Bastos (P).
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Público: 29.778 pagantes
Renda: R$ 1.706.659,00
Local: Arena Palmeiras

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Sidcley avança, invade a área e tenta o toque para Guilherme. Prass sai bem e defende.
10 – Jean arrisca de longe. A bola passa perto, ao lado.
18 – Gol do Atlético. Escanteio. Guilherme cruza. Thiago Heleno cabeceia no canto.
31 – Boa troca de passes do Atlético. Fabrício chuta de fora da área. A zaga amortece e Prass segura.
34 – Michel Bastos arrisca de fora da área. A bola vai ao lado.
46 – Lucho enfia. Ederson sai na cara do gol e chuta. Prass espalma para escanteio.

Segundo tempo
2 – Zé Roberto cruza. Borja, livre na cara do gol, erra a bola.
3 – Contra-ataque. Sidcley toca para Guilherme, na cara do gol. Ele chuta e Prass salva.
11 – Fabiano cruza. Borja ajeita. Erik, livre na cara do gol, demora para chutar. Weverton salva.
13 – Michel Bastos cobra falta e lança para a área. Antono Carlos cabeceia no canto. Weverton faz grande defesa.
19 – Bola alta para a área. Borja ajeita para Antonio Carlos, na cara do gol. Ele chuta para fora.
30 – Guilherme recebe nas costas da defesa e parte livre. A arbitragem erra e marca impedimento.