Divulgação – Conceito tem comprimento que varia de 4

Carro elétrico pode alterar tamanho da carroceria e o comportamento dinâmico de acordo com a vontade dos ocupantes Carro elétrico pode alterar tamanho da carroceria e o comportamento dinâmico de acordo com a vontade dos ocupantes

A Audi revelou o primeiro membro de uma nova família de carros-conceito: Audi skysphere concept, um roadster espetacular, é o nome do conversível elétrico de duas portas, com linhas que levam diretamente ao futuro do design da Audi.

Com ele, a marca ilustra sua visão para o segmento de luxo do futuro, em que o interior se torna um espaço interativo e o veículo uma plataforma para experiências cativantes. Isso é possível graças a uma condução autônoma, um redesenho revolucionário do interior e um ecossistema digital completamente integrado.

Para dar aos passageiros a máxima liberdade, o conceito Audi skysphere foi projetado para duas experiências de direção diferentes: ao simples toque de um botão, o motorista pode aproveitar a liberdade proporcionada pelo veículo e escolher entre a experiência esportiva, com uma distância de entre-eixos de 4,94 metros, ou optar por um gran turismo de 5,19 metros no modo de condução “Grand Touring” autônomo, enquanto desfruta do céu e do cenário devido aos serviços oferecidos por um ecossistema digital perfeitamente integrado. 

Neste segundo modo, volante e pedais ficam ocultos e a sensação de espaço no carro conceito abre novas possibilidades, enquanto o Audi skysphere concept mantém automaticamente um olho na estrada e no tráfego com seu sistema de sensores e leva os ocupantes com segurança ao seu destino.

O Audi skysphere tem principalmente componentes de acionamento elétrico entre o eixo dianteiro e o para-brisa, como o carregador e o conversor AC/DC, além dos atuadores e componentes eletrônicos e mecânicos para a distância entre-eixos variável.

Também possui um porta-malas espaçoso com duas malas de golfe especialmente projetados para o carro-conceito. Um motor elétrico posicionado no eixo traseiro é responsável por entregar energia às rodas do Audi skysphere. Um total de 465 quilowatts de potência e 750 newton metros de torque garantem excelente desempenho neste roadster que só pesa cerca de 1.800 quilos. A distribuição de peso de cerca de 60% no eixo traseiro resulta em ampla tração e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas quatro segundos, dando ao carro uma autonomia de mais de 500 quilômetros de acordo com o padrão WLTP, pelo menos no modo eficiente.

O veículo foio projetado para a condução autônoma de nível 4 – o que significa que, em certas situações de estrada e tráfego definidas, o motorista pode delegar total responsabilidade para o carro e não ter mais que intervir.

Como resultado, os elementos de controle, como o volante e os pedais podem se deslocar em uma posição invisível e assim completamente removidos do interior. Desta forma, os passageiros, incluindo o da posição do motorista, podem desfrutar de uma nova forma de liberdade – a de relaxar ao ar livre, desfrutar da paisagem e do vento ou interagir com a internet e o mundo graças à conexão com o ecossistema digital no Audi Skysphere.

Se o Audi skysphere for usado no modo operado pelo motorista, o interior se transforma em um verdadeiro cockpit com ergonomia perfeita. Juntamente com o chassi e a carroceria, o painel de instrumentos e o painel no console central também se movem para a parte traseira.

O motorista encontra todos os controles, incluindo o volante e os pedais, na posição que melhor o atende. Quando se trata de tamanho é fácil ver a semelhança entre o Com seus arcos de rodas alargados típicos da marca, o skysphere enfatiza um desenho de carro para pista – uma indicação visível de seus talentos dinâmicos. Visto de lado, as proporções são impressionantes com um capô longo e, especialmente na frente, uma breve saliência.

A grade frontal Singleframe caracteriza claramente o emblema da marca iluminado e tridimensionalmente projetado com as quatro argolas. O Singleframe e também as superfícies laterais são projetadas com elementos de LED brancos para atuar literalmente como um palco para efeitos visuais funcionais e também utilizados como movimento de boas-vindas ao abrir ou fechar o veículo.

A extremidade traseira foi desenvolvida em um túnel de vento e combina elementos de um speedster e um estilo shooting brake com grandes superfícies de vidro em um design tradicional simplificado.