Estevam Avellar/TV Globo – Bailari

É impossível não reconhecer a melhor das intenções do alto comando da Band, ao tentar, neste ano, dar uma guinada em direção a uma programação familiar. Os lançamentos de ‘Superpoderosas’ pela manhã e ‘Melhor da Tarde’, com a Cátia Fonseca, dimensionam bem este esforço e o desejo de estreitar os laços com este público. O problema foi combinar com a audiência ou fazer com que esses dois lançamentos, no momento que a Band atravessa, pudessem apresentar resultados que necessariamente deveriam ser imediatos. O ‘Superpoderosas’, em uma posição menos grave, entra no ar recebendo de um programa de culinária, que – mal ou bem – não caracteriza uma troca de público tão grande. A ele falta, e isso desde o primeiro dia, uma maior identificação com a TV aberta. Falar mais com essas pessoas. Situação muito pior é a da Cátia. Em São Paulo, recebe o horário com boa audiência do Neto, 4 ou até 5 pontos, mas de um público, o de futebol, que nada tem a ver com o dela. Sofre na pele os efeitos de uma grade mal-arrumada. E o que isso provoca nos dois casos? Audiências ruins, menores que as reprises do ‘Jogo Aberto’ e ‘Os Donos da Bola’ nas madrugadas. E uma comprovação incontestável: o telespectador, apesar de tudo que se faz e continua fazendo, ainda vê a Band como ‘Canal do Esporte’.


A conferir
A Band e o BandSports foram representados na Sportel, em Mônaco, a maior feita esportiva do calendário. Começou segunda-feira e terminou na quarta. Agora, é aguardar o resultado prático desta viagem. Se é que não vai ficar só no passeio.

Ideia do Aguinaldo
Ontem, usando as suas redes sociais, Aguinaldo Silva propôs um happening: um dia de autógrafos monumental. Grupos de escritores se revezando durante 24 horas para “ajudar essa verdadeira instituição nacional que é a Livraria Cultura”, que entrou com pedido para recuperação judicial. E termina com: “a Cultura é Cultura”. Maior apoio.

A propósito
A Record precisa voltar a olhar com mais atenção para o ‘Domingo Show’, do Geraldo Luis. A grande distância que havia para o SBT desapareceu. O ‘DS’, antes absoluto, tem ficado atrás do marcador. A diferença é pequena, mas está. 

Ação
A Band-SP promoveu no seu Estúdio 2, na manhã de ontem, uma palestra para funcionários sobre a importância da campanha Outubro Rosa. Que tem como objetivo chamar a atenção para uma das doenças que mais mata as mulheres: o câncer de mama. Um tipo de alerta para que elas façam exames periódicos, a fim de facilitar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

Não tem necessidade
Tem uma questão, que o bom ‘Redação SporTV’, do Marcelo Barreto, todas as manhãs, poderia corrigir. O travelling, passeio da câmera, na redação, que serve de fundo ao cenário, em toda ida ou volta de intervalo, seria válido se tivesse pelo menos alguém trabalhando ou à frente de um dos tantos computadores. Ela sempre vazia passa até uma má impressão.

Outro detalhe
Aí para o SporTV e vários programas de tantas outras emissoras: nada que altere o dólar, mas a informação do “ao vivo” tem que entrar quando realmente se está ao vivo. Tem muito diretor de TV relaxando com isso. E não deve.

Reality – 1
A Band confirma para dia 5, segunda-feira, às 22h30, a estreia do reality de empreendedorismo ‘1 por Todos’, com apresentação da modelo Caroline Ribeiro e que terá como jurados os empresários Fabrizio Fasano e Mônica Burgos. Trata-se de um formato original criado e produzido pela parceria Endemol Shine Brasil-Band-Alê Costa.

Reality – 2
No ‘1 por Todos’, como aqui já foi explicado, 40 pessoas terão como desafio desenvolver um produto para uma grande empresa no Brasil. A equipe vencedora será sócia do produto criado lançado no mercado. A primeira temporada, total de 7 episódios, está sendo realizada na Cacau Show e tem o próprio Alê, fundador e presidente da empresa, como mentor dos participantes.

(Crédito Divulgação Band) 


Bate – Rebate

  • Record tem procurado estreitar relações com as principais distribuidoras de formato…
  • … Formata e Endemol especialmente…
  • … A ordem, inclusive, é ampliar os trabalhos em parcerias nos mais diferentes setores…
  • … Entre os principais, Entretenimento e Teledramaturgia.
  • O ‘Fofocalizando’, como uma das exceções, não terá sua exibição interrompida no começo do ano…
  • … O programa vai direto, sem férias…
  • … Por outro lado, há um estudo para aumentar a sua duração em 30 minutos.
  • E o SBT vai fazer o carnaval-2019 em Salvador, como tem acontecido todos os anos. Primeiras providências sendo tomadas.
  • Neste domingo, 12h15, o Fox Premium transmite com exclusividade o clássico espanhol Barcelona e Real Madrid.
  • Terça que vem, em São Paulo, tem o lançamento do livro ‘Mamma Mia’, de Maria Francisca, que retrata a vida da Nair Bello…
  • … O lançamento, da Matrix Editora, será no teatro que leva o nome da Nair, no Shopping Frei Caneca, a partir das 18h30.
  • O jornalista Fernando Oliveira, o Fefito, é o novo contratado da rádio Jovem Pan. 

C´est fini
O ‘36º Encontro Nacional da Dança’ e a comemoração anual do ‘Dia do Profissional da Dança’, sob curadoria de Maria Pia Finócchio, acontecem hoje e amanhã, no palco do Teatro Prevent Senior, no Complexo Cultural do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Serão duas noites com apresentações de dança de diversas modalidades movimentando grupos amadores e semiprofissionais. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!