Reprodução Globo News – Foto u00e1rea do Su00edtio de Atibaia

Recomeçam nesta segunda-feira, 7, as audiências do processo sobre o sítio de Atibaia. Nelas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos réus e as testemunhas de defesa serão ouvidas por videoconferência de São Paulo e presencialmente em Curitiba. As audiências por videoconferência estão marcadas para começar às 9h30, e, no período tarde, começam às 14 horas.

O ex-presidente Lula é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal em maio de 2017 e foi aceita pelo juiz federal Sérgio Moro em agosto no mesmo ano. O processo investiga se ex-presidente recebeu propina da Odebrecht e da OAS.

Os valores, segundo a acusação teriam sido pagos através de aquisição e reformas no Sítio Santa Bárbara, em Atibaia, no interior de São Paulo.  De acordo com a acusação, embora o sítio não esteja no nome do ex-presidente, ele pertenceria a ele. Conforme denúncia do Ministério Público Federal (MPF), as melhorias no imóvel totalizaram R$ 1,02 milhão.

Lula nega as acusações e diz que não é o dono do imóvel. O sítio está no nome de sócios de um dos filhos dele. O ex-presidente afirma que todos os bens que pertencem a ele estão declarados à Receita Federal.

De acordo com a Justiça, mais de 130 pessoas foram arroladas pelas defesas dos réus no processo. Entre elas estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) e a ex-presidente Dilma Rousseff nque prestarão depoimentos como testemunhas de defesa de Lula.