Franklin de Freitas – Segunda fase para cerca de 15 mil candidatos

Uma grande revisão de conteúdo para a segunda fase do vestibular da UFPR, ao vivo, on-line e gratuita. Essa é a proposta do Vestiba Curitiba, projeto que terá a primeira edição nesta sexta-feira (22), às 14 horas, com conteúdos de biologia, história, física, química, filosofia, sociologia, geografia, matemática e redação.

O Vestiba Curitiba será transmitido ao vivo pela página do Vale do Pinhão no Facebook. Também é possível participar presencialmente do aulão, também às 14 horas, no segundo andar do Engenho da Inovação (Rua Engenheiros Rebouças, 1732, Rebouças). Neste caso, é preciso se inscrever pelo Facebook.

O Vestiba Curitiba visa a atender os mais de 15 mil alunos classificados para a segunda fase do vestibular da UFPR marcada para domingo. A ideia do aulão surgiu em um dos encontros dos coworkers do Worktiba Barigui, que identificaram poucos eventos públicos, gratuitos e on-line para ajudar quem vai prestar vestibular ou até mesmo para quem quer saber mais sobre os assuntos tratados.

Com a ideia da transmissão on-line e gratuita, realizada e promovida por instituições públicas, professores voluntários especializados no assunto se juntaram ao projeto e vão apresentar os principais temas e esclarecer dúvidas.

“A ideia é disponibilizar conteúdo gratuito, de qualidade, para quem quiser acessar, onde estiver, por uma transmissão aberta no Facebook”, comenta Eder Miotto, um dos professores voluntários do projeto, que também conta com o apoio do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Agência Curitiba de Inovação, Vale do Pinhão e Prefeitura de Curitiba.

Vagas
O Vestibular 2019/2020 da UFPR oferece 5.628 vagas de graduação para ingresso em 2020 em 127 cursos, considerando opções de turno e habilitações. Do total de vagas, 50% são destinadas à concorrência geral e 50% para quem fez o ensino médio integralmente em escolas públicas, conforme prevê a legislação específica. 

A data provável para a divulgação do resultado final do vestibular é dia 10 de janeiro de 2020. Todos os resultados serão divulgados no site do Núcleo de Concursos da UFPR e no aplicativo + UFPR.

Transporte coletivo terá reforço para o vestiba e o Enade

A Urbanização de Curitiba vai reforçar linhas de ônibus que levam aos locais de prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que ocorre no domingo, e da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que também acontece no domingo e segunda-feira.

Para o Enade, a linha 829-Univ.Positivo, que não opera aos domingos, terá uma programação especial para este dia. O Enade ocorre das 13h30 às 17h30. a abertura dos portões acontece ás 12 horas, com fechamento às 13 horas. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 com tempo máximo até 18h30.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

UFPR
A segunda fase do vestibular da UFPR, que ocorre no domingo e segunda-feira, também contará com programação especial. Nos dois dias os portões dos locais de provas acontece às 18h40, com fechamento às 13h30 e início das provas às 14 horas. No domingo as provas vão até as 18h30 e na segunda (para quem tem provas de habilidades no dia), até as 19 horas.

Nesta segunda fase são mais de 15 mil candidatos. Na primeira fase mais de 30 mil fizeram as provas.

Os horários especiais dos ônibus nos dias de provas podem ser consultados no site da Urbs.