SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Parecia que a Dinamarca teria mais uma vitória na Copa e, assim, garantiria sua classificação às oitavas de final. Mas o gol precoce de Christian Eriksen, aos 7 minutos, foi frustrado pelo empate da Austrália, com Mile Jedinak da marca do pênalti.

Capitão australiano, Jedinak já havia marcado, também de pênalti, o gol de sua equipe na derrota por 2 a 1 para a França, na primeira rodada.

Nesta quinta-feira, porém, contou com a ajuda do árbitro de vídeo para ganhar a penalidade. Lackie subiu mais alto que a defesa dinamarquesa e cabeceou em direção ao gol. A bola resvalou no braço do atacante Poulsen.

Depois de confirmar com a equipe do VAR o toque ilegal, o árbitro espanhol Mateu Lahoz apontou para a marca da cal. Com a marcação, a fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia já superou em quantidade de pênaltis a Copa disputada no Brasil há quatro anos: 11, ante os 10 de 2014.

Com a mesma tranquilidade que bateu diante da França, Jedinak foi para a cobrança e empatou a partida.

O resultado encerrou uma sequência de quatro derrotas dos australianos em Copas. Há quatro anos, haviam perdido todos os jogos da fase de grupos, para Chile, Holanda e Espanha.

Apesar de somar apenas um ponto no Grupo C, a Austrália, com saldo negativo de um gol, ainda tem chances de classificação às oitavas.

Para isso, será necessário vencer o Peru, já eliminado, e torcer para que a França vença os dinamarqueses, que têm saldo positivo de um.

Dessa forma, a Austrália terminaria o grupo com quatro pontos e igualaria a pontuação da Dinamarca. Vitória australiana por dois gols de diferença confirmaria a vaga, pois uma derrota para a França deixaria os europeus com, no mínimo, saldo zero.

O país da Oceania jogou as oitavas de final uma vez só na história. Foi em 2006, caindo para a Itália, que foi campeã.