Muitos trabalhadores estão insatisfeiros com a vida profissional. Alguns é por não ter certeza de estar no lugar de trabalho mais adequado. A sensação aflige pessoas em todos os estágios da carreira e de todas as classes sociais e idades. “Para contornar isso e, assim, encontrar o sucesso no mercado, é muito importante buscar o autoconhecimento e seus principais pontos fortes, para que eles possam te guiar nesta vitalícia jornada”, argumenta o consultor de empresas e autor Eduardo Ferraz.
Ele defende que cada um procure ter consciência do seu perfil comportamental. “Todos temos perfis comportamentais que parecem que vêm de berço. Alguns são mais tímidos, outros mais falantes, alguns preferem resolver problemas com criatividade e outros precisam de processos e uma certa organização para poderem pensar”, diz. Ele ressalta que isso não é ensinado em nenhuma escola e simplesmente faz parte de quem somos. “Para se posicionar no lugar mais adequado, é fundamental que a pessoa conheça seu perfil comportamental, que reflete na maneira como interage com o mundo ao seu redor”, diz Eduardo Ferraz.

Existem diversos testes que analisam seu perfil e o mais famoso deles é o DISC, criado em 1928 pelo PhD em psicologia William Marston, que traça a personalidade por meio de quatro grandes características: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Apesar de antiga, a teoria vem sido aprimorada nestes mais de 90 anos e continua válida, ressalta o autor.

Ferraz orienta ainda que o trabalhador procure descubra o que o motiva. “É absolutamente necessário ter um bom motivo para sair da cama todos os dias”, conta. Para Eduardo Ferraz, existem quatro principais fatores que que motivam os trabalhadores: dinheiro, segurança no emprego, constante aprendizado e o reconhecimento social. Antes de decidir pela área e em qual empresa trabalhar, é preciso, então, conversar com quem já está inserido no mercado para entender quais destes são oferecidos.
“Antes de aceitar uma proposta de emprego, é preciso pesquisar como a empresa funciona,” diz Eduardo. “Depois da última entrevista de seleção, você deve pedir para conversar com algumas pessoas da empresa. Procure descobrir há quanto tempo trabalham os funcionários mais antigos. Analise o perfil de quem tem dado certo, como são a cultura, os benefícios oferecidos, quem são os clientes, qual é o histórico da empresa e sua reputação no mercado”. Pode parecer não-ortodoxo, mas Eduardo avisa: “empresas sérias não se opõem à prática. Muitas até apoiam esse tipo de iniciativa.”

Outros pontos ressaltados por Ferraz é a necessidade de identificar os principais talentos. “Quando identificamos e aprimoramos nossos talentos, os resultados aparecem com maior rapidez, a carreira evolui e nos tornamos cada vez mais produtivos”, diz Eduardo.
Existem, pelo menos, dez talentos aplicáveis em diversas carreiras ou profissões: artístico-corporal, esportivo, relacional, espacial, naturalista, linguístico, lógico-matemático, empreendedor, executor e o criativo-intuitivo. Em qualquer profissão, é necessário trabalhar com uma mistura de qualquer um deles, mas é claro que a maior aptidão em uma ou outra área será mais adequada para determinadas carreiras. É imperativo, então, saber em quais áreas você mais se destaca e entender que ninguém é bom em tudo: focar nos seus talentos será primordial para escolher a carreira que te trará mais sucesso e autorrealização.

Para Ferraz, o esforço para apresentar todas positivamente é o grande diferencial entre dois exemplários profissionais. “Boas atitudes funcionam também como um atenuante para alguns de nossos defeitos, pois as pessoas aceitam melhor nossas falhas quando percebem que temos atitudes positivas que se compensam”, diz o consultor.

Cinco dicas para ter mais produtividade no trabalho

1 Planeje-se com antecedência
Você que tem um dia muito corrido, é de extrema importância trabalhar com uma boa agenda. Quando se planeja, você consegue obter muito mais resultados. Por isso, tenha o hábito de marcar suas tarefas com antecedência, os horários e a duração que você demandará para realizar cada atividade.

2 Saiba qual o período mais produtivo do seu dia
Parece besteira, não é mesmo? Mas é muito importante saber e avaliar se você é mais produtivo por exemplo, de manhã, tarde ou noite. Isso auxiliará em seu planejamento de tarefas que necessita de mais atenção e tempo.

3 Seja organizado
A organização é o ponto ideal para ser produtivo, está ligada a toda sua agenda. Quando não se organiza, você apenas enxergará a grande demanda de tarefas, mas não conseguirá defini-las e faze-las com tanta produtividade.

4 Delegue tarefas
Nem tudo é você que precisar fazer. Não queira fazer tudo, encher de ocupações que não cabe a você. Por isso, delegue! Veja em sua equipe as pessoas que são capacitadas para cada tipo de atividade. Distribua as tarefas entre seus colaboradores, você vai ver que você vai ter muito mais produtividade.

5 Durma cedo
É isso mesmo, dormir bem e cedo faz toda a diferença. Sabemos o quanto o dia a dia é corrido e difícil ter um tempo a mais para o descanso, mas é muito importante que até nessa hora você se organize e planeje um horário para dormir. No dia seguinte, você terá uma mente descansada para criar e pensar. Fique longe de tecnologias na hora de dormir para dar tempo do seu cérebro desligar e ter um dia mais produtivo no dia seguinte.