Divulgação/Athletico.com.br/José Tramontin – Athletico treina nessa quarta-feira no estádio Hernán Ramírez Villegas

O Athletico Paranaense pode ter uma escalação repleta de reservas na próxima partida. No sábado (dia 17), o time volta a campo para enfrentar o Ceará, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro. A delegação com 26 jogadores deixa a Colômbia na tarde dessa quarta-feira (dia 14) e chega a Fortaleza na madrugada dessa quinta-feira (dia 15), onde vai realizar dois treinos antes de enfrentar o Ceará. Na terça-feira (dia 13), a equipe venceu o América de Cali, em Pereira, no duelo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Além da partida em Fortaleza, o Athletico terá mais três jogos no mês. Para evitar o desgaste físico excessivo, o técnico António Oliveira pode usar reservas no sábado. “Talvez, contra o Ceará, se utilize outra equipe, com estratégia diferente”, declarou Paulo Autuori, diretor-técnico do Athletico.

Na Colômbia, ao explicar a escalação contra o América de Cali, Autuori já citou o desgaste físico. “Temos que pensar no todo. E o todo tem a ver não apenas com os jogos do momento, mas também com p calendário pesado pela frente. Desde junho está muito carregado, com muitos jogos”, comentou. “Pesou (na escalação) mais o fato da sequência de jogos. Queremos estar bem em todas as competições. E o mês de julho é muito pesado, com jogos pelo Brasileiro, Sul-Americana e Copa do Basil”, declarou. “Não adianta olhar apenas aquilo que só está acontecendo agora. A visão é do todo”, analisou.

Para o diretor-técnico, as trocas constantes nas escalações têm trazido os resultados esperados. “Temos tido poucas lesões. Temos que parabenizar todo trabalho da comissão técnica, dos fisioterapeutas, dos médicos e dos preparadores físicos. Esse rodízio é importante para isso”, argumentou.

PRÓXIMOS JOGOS DO ATHLETICO
Ceará x Athletico — 17 de julho (sábado) — Arena Castelão
Athletico x América de Cali — 20 de julho (terça) — Arena da Baixada
Athletico x Internacional — 25 de julho (domingo) — Arena da Baixada
Athletico x Atlético-GO — 28 de julho (quarta) — Arena da Baixada
Atlético-MG x Athletico — 1º de agosto (domingo) — Mineirão
Atlético-GO x Athletico — 5 de agosto (quinta) — Antônio Accioly
Athletico x São Paulo — 8 de agosto (domingo) — Arena da Baixada

PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Para sábado, o Athletico segue sem contar com o goleiro Santos e com o lateral-esquerdo Abner, que estão com a seleção olímpica. Com isso, um provável time, considerando o desgaste físico e o eventual rodízio, é: Bento (Anderson); Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno (Zé Ivaldo) e Nicolas (Márcio Azevedo); Richard (Erick) e Christian (Cittadini); Nikão (Carlos Eduardo), Terans (Jadson) e Vitinho (Jaderson); Matheus Babi (Renato Kayzer).