O técnico Paulo Autuori quer contar com a estreia do meia japonês Keisuke Honda na equipe do Botafogo, dia 7 de março, na segunda rodada da Taça Rio, contra o Flamengo. A opinião do treinador é diferente da diretoria do clube, que pretendia colocar a atração em campo pela primeira vez em um jogo com transmissão da TV e mando da equipe.

“Espero que seja contra o Flamengo. Tenho conversado bastante com ele (Honda). A ideia é ele absorver alguns conceitos táticos. O que não vai ser difícil, porque ele já trabalha há muito tempo com isso, veio da Europa. Ter isso no campo facilita o trabalho de qualquer treinador. Fizemos jogos-treinos até para dar essa experiência a ele, mais ritmo de jogo. Ele vai estar em condições de estrear assim que estiver regularizado fora de campo”, disse Autuori, nesta sexta-feira, em entrevista coletiva.

Com a presença de Honda, a equipe ganha em experiência e qualidade técnica, o que poderá ajudar a melhorar o aproveitamento nas finalizações a gol. “O erro na finalização é resultado de uma série de fatores. Não é só ir para o campo e rolar a bola para finalizar. Tem um contexto do jogo, a parte emocional. Alguns jogadores sentem mais, outros menos. Peço a eles coragem de tentar algo diferente, correr riscos. O Botafogo tem uma história extraordinária, mas passa por um momento difícil. Tem uma torcida que quer bons jogos e vitórias, e é isso que vamos buscar. Temos que pensar grande.”

Eliminado precocemente na Taça Guanabara, antes da disputa das semifinais, o Botafogo faz sua estreia na Taça Rio, domingo, às 19 horas, no Engenhão, diante do Boavista, vice-campeão do primeiro turno. Pedro Raul, com uma lesão na coxa direita, deve ficar de fora. Já Ruan Renato foi “escalado” por Autuori.