Ascom/PMP

Nos últimos dias a equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) de Pinhais iniciou a troca da iluminação da Avenida Iraí pelo sistema LED (Light Emitting Diode), em português Diodo Emissor de Luz. Esta importante avenida de Pinhais, que divide os bairros Weissópolis e Vargem Grande – ligando o Autódromo Internacional e Piraquara, recebe há tempo melhorias na sua estrutura.

Nesta troca, a equipe da Semop só manteve o braço que sustenta a iluminação, todo o restante – relê, fiação e luminária, foram trocados. Este novo sistema traz uma economia de aproximadamente 50%. Com a instalação dessas lâmpadas LED a Prefeitura dá mais um passo na revitalização dessa via. Nos próximos meses, a administração municipal ampliará esta tecnologia para outras ruas da cidade.

As lâmpadas de LED têm vida útil muito maior do que as comuns, podendo durar até 50 mil horas. A qualidade dessa iluminação é melhor, produz menos calor, não têm agentes tóxicos – nem emitindo e nem causando impactos no meio ambiente , além de ser mais econômica.

Entre outros serviços realizados na Avenida Iraí recentemente esteve a fresagem nos pontos que precisavam ser recuperados. Esta técnica consiste na recuperação pontual do asfalto sem a necessidade de serviços adicionais no restante da via. Em seguida, a Avenida recebeu lavagem para a retirada dos resíduos gerados pela recuperação asfáltica de fresagem e, com a pista limpa, a equipe da Semop realizou nova pintura.