Luiz Costa /SMCS

A empresa contratada pela Prefeitura de Curitiba para concluir a reforma e a ampliação do Terminal Santa Cândida está executando as correções geométricas necessárias na canaleta da Avenida Paraná, entre a Rua Pedro Doska e a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes. Na etapa atual, o serviço não interfere no trânsito.

A intervenção vai garantir o acesso das linhas alimentadoras e metropolitanas ao terminal, ou seja, os ônibus que trafegam pela pista lenta passarão a utilizar o trecho da canaleta como área de transição antes do terminal. O pavimento na canaleta e nas pistas lentas nos dois sentidos também será renovado e a pista lenta terá área de estacionamento demarcada.

Além dos trabalhos na canaleta, a nova plataforma do Terminal Santa Cândida está sendo feita. Só quando estiver totalmente concluída, os passageiros terão uma plataforma para cada uma das duas linhas – o Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão e o Expresso Santa Cândida/Capão Raso.

No espaço onde antes estava a estação-tubo, já foi implantada a praça de acesso ao terminal, que ainda receberá paisagismo. No outro acesso ao terminal, foi instalado paraciclo, que já pode ser usado.

A reforma do terminal localizado na região norte da cidade inclui ainda a construção de lojas, bicicletário e banheiros no subsolo. A passagem subterrânea dará acesso aos dois lados do terminal que tem 12 linhas urbanas e metropolitanas. O subsolo também poderá ser acessado por elevador.

As obras de reforma e ampliação do Terminal Santa Cândida são acompanhadas e fiscalizadas pelo Departamento de Edificações da Secretaria de Obras Públicas.

A complementação do Terminal Santa Cândida  projetada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) terá custo de R$ 3,7 milhões. Deste total, 89,1% são financiados pela Caixa e 10,9% garantidos pela Prefeitura.

Iniciada em 2012, a reforma do Terminal do Santa Cândida era prometida como um dos legados da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil. Após diversos adiamentos, foi entregue incompleta em fevereiro de 2016, após a gestão anterior encerrar o contrato com a empresa ganhadora da licitação.

A atual gestão fez nova licitação para a conclusão da reforma e ampliação.