Com o aumento da fiscalização do tamanho da mala que pode ser transportada na cabine, vale a pena ficar alerta também sobre o que pode ou não ser levado, segundo as normas de segurança internacionais de tráfego aéreo.

Por ser pequena e ter limite de peso, a bagagem de mão tem seus desafios de como ser bem aproveitada e organizada. Geralmente, o foco dos viajantes é a mala que será despachada com roupas e itens grandes. Mas é a bagagem de mão que acompanha o viajante durante todo o trajeto, desde o aeroporto até seu destino. Por isso, ela deve ter objetos que facilitem a viagem.

Viagens costumam ter imprevistos, mas é possível evitar a maioria desses apertos com uma boa organização. Preparar a mala de mão com itens eficientes pode salvar a viagem.


Produtos que não podem faltar na mala de mão

Lenços umedecidos
Muito além do tradicional lencinho para higiene, os lenços umedecidos são práticos e indispensáveis para todo tipo de viagem. Eles são ideais para limpeza íntima e salvam a vida quando não é possível tomar banho ou lavar as mãos na torneira. O produto pode ser a salvação quando os banheiros não oferecem boa estrutura.
Kit hidratação: hidratante labial, de mãos e colírio
O ar seco do avião pode causar desconforto e irritações na pele e nos olhos. Uma dica simples é acrescentar à nécessaire produtos como hidratante em creme para as mãos, manteiga de cacau para os lábios e colírio.

Medicamentos
Os movimentos e barulhos durante o voo podem provocar dor de cabeça e enjoos nos viajantes. Além dos medicamentos rotineiros com receita médica, é importante incluir medicamentos básicos na bagagem de mão, dentro de um saco plástico transparente, para salvar nesses momentos de apuros dentro do avião.

Absorventes
Viagens fogem totalmente da rotina e podem provocar estresse, se não forem bem planejadas. Por isso, essas características podem desregular o ciclo menstrual e adiantar ou atrasar a menstruação. Levar pelo menos cinco absorventes pode evitar emergências e não ocupa quase nenhum espaço na bagagem de mão.

Muda de roupa extra
Um dos imprevistos mais temidos pelos viajantes é chegar ao destino e ter a mala extraviada. Para superar essa surpresa desagradável é importante separar uma muda de roupa completa para a bagagem de mão. Pode incluir um casaco e um par de meias extra, para garantir conforto durante o voo.

Adaptador de tomada
Se você está viajando a trabalho, a mala de mão com certeza incluirá o laptop e os cabos para carregar os eletrônicos. Quem está acostumado a viajar dentro do Brasil pode esquecer que a entrada da tomada para os aparelhos nacionais é de três pinos e cada país tem a sua própria tomada. Sem o adaptador, você pode acabar perdendo as horas de trabalho para encontrar uma loja para comprar esse item.

Carregador portátil
O carregador portátil evita ficar sem bateria e, dependendo da marca, pode servir para até três cargas totais do dispositivo.

Caneta
Acredite: apesar de ser um item pequeno e comum, a caneta faz falta quando não está na bagagem de mão. Além de ser importante para anotar endereços, contatos e informações de última hora, ela é fundamental para preenchimento dos documentos de imigração ao viajar para o exterior.

Mapa do destino
Sabemos que existem vários aplicativos que ajudam a se localizar em novas cidades e facilitam a busca por lugares diferentes para compras e refeições. Mas, é essencial garantir um mapa turístico das cidades a serem visitadas, evitando perrengues quando a bateria do celular acaba – principalmente se você não domina a língua do país. .

Chiclete
Essa dica é para quem detesta a sensação de estalo do ouvido com a oscilação de altitude. O chiclete pode salvar nos momentos em que dá vontade de comer um doce ou nas ocasiões em que você quer dar uma refrescada no hálito durante o voo. Além disso, o movimento de mascar algo ajuda a aliviar a pressão nos ouvidos. Vale, também, pensar em snacks pequenos e fáceis de levar na bagagem de mão.