Crédito/Pixabay

O inverno está se aproximando e as baixas temperaturas já começam a aparecer. É nessa época do ano que dá aquela preguiça de treinar, e quando o corpo necessita de um esforço extra para não perder o ritmo de treino. Mesmo que treinar no frio seja difícil, não é motivo para abandonar a rotina de atividade física. Pelo contrário, essa estação pode até facilitar o alcance dos resultados. Segundo o professor da Smart Fit, Lorenzo Schwarcke, "treinar no inverno é ótimo para quem busca emagrecimento e definição corporal, pois o processo natural de nos mantermos aquecidos em ambientes frios gera um gasto calórico extra, otimizando os resultados do treinamento físico".

A melhor dica para quem vai treinar em baixas temperaturas é dar ênfase ao aquecimento. "Antes de iniciar a atividade, dedique alguns minutos para uma caminhada na esteira ou algum exercício aeróbio de grau leve a moderado que esquente o corpo. Desta forma ele estará mais preparado para o treino, com menores riscos de lesões", explica o educador físico. Lorenzo também sugere a realização de treinos curtos e intensos. "Um bom treino pode ser feito em um curto intervalo de tempo. Até 40 minutos de treino intenso é onde os níveis hormonais trabalham de forma ótima, não tendo a necessidade dedicar um período muito longo dedicado ao exercício".

Estar com o corpo aquecido é fundamental em qualquer prática esportiva. Por isso, uma outra recomendação importante é utilizar vestimentas térmicas. "Escolha roupas feitas de tecidos leves que permitem grande flexibilidade e aquecimento", recomenda o profissional da Smart Fit. Caso for realizar a prática esportiva ao ar livre é importante proteger as extremidades do corpo, usando luvas e até touca.

Outra necessidade biológica é a de aquecer o ar quando o inspiramos. "Nós necessitamos de um volume maior de oxigênio na pratica esportiva, e normalmente recorremos à respiração bucal. Porém, em baixas temperaturas, esse processo pode levar a uma propensão a doenças respiratórias comuns do inverno", explica Lorenzo. O professor diz que uma boa dica é usar bandanas de rosto, que ajudam a aquecer o ar inalado na respiração, além de manter orelhas e pescoço quentes.

E não se esqueça, a hidratação é fundamental! No inverno as pessoas sentem menos sede, mas isso não significa que o corpo necessite de menos água. Para um bom funcionamento fisiológico e desempenho no treino, o ideal é ingerir 2 litros por dia.