Joel Rocha/SMCS (arquivo) – Campanha de vacinau00e7u00e3o vai atu00e9 1u00ba de junho

Faltando pouco mais de duas semanas para o final da campanha nacional de vacinação (que se encerra em 1º de junho), o Paraná caminha para mais uma vez bater a meta de imunizar 90% do público-alvo. Até às 17 horas de ontem, 59,02% dos 3,2 milhões de paranaenses que compõem os grupos de risco já haviam sido imunizados. Preocupa, contudo, a baixa adesão das crianças.
Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), os indígenas foram o primeiro grupo de risco a bater a meta do Ministério da Saúde, com 91,29% da população-alvo imunizada. Em seguida aparecem os idosos (acima de 60 anos), com 73%, seguidos pelas puérpuras (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias), com 72%. Professores (57,05%), profissionais de saúde (48,8%) e gestantes (47,2%) aparecem na sequência e só então vem as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, com 40,1%.
De acordo com João Luís Crivellaro, chefe do Centro Estadual de Epidemiologia, historicamente são justamente os grupos das crianças e gestantes os que mais demoram para atingir a meta nas campanhas de vacinação. 
“A nossa preocupação é que as gestantes neste ano estão acima (da média de anos anteriores), enquanto entre as crianças está mais lento. Então, pedimos para que os pais e responsáveis não deixem de levar os filhos para receber a vacinação, uma vez que esse grupo nos preocupa bastante”, destaca.
Apesar da preocupação, Crivellaro destaca que a expectativa ainda é bater a meta de vacinar 90% das pessoas que compõem os grupos de risco – meta esta que só deve ser batida já na reta final da campanha de vacinação. 
“Estamos com uma cobertura satisfatória, mas gostaríamos de ter uma cobertura maior ainda a esta altura”, aponta o especialista. “Mas sempre temos atingido a meta de cobertura vacinal e a procura está na mesma proporção de anos anteriores. O Paraná é um dos estados que mais se vacina no Brasil”, complementa. 
Araucária
Ontem, a Prefeitura de Araucária também fez um apelo para que os pais levem os filhos para vacinar contra a gripe. Assim como no Estado, a adesão tem sido pequena na cidade. Até o fim do dia 12 de maio, o Dia D de vacinação, foram registrados 3.883 doses aplicadas (43,7% das crianças). Levando em conta todos os grupos da Campanha, Araucária atingiu 63,43% de cobertura vacinal depois do Dia D.