Divulgação – Balé do Teatro Guaíra: 50 anos de atividade

O Balé Teatro Guaíra será homenageado nesta terça-feira (16) em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná. Em maio de 2019, o BTG completou 50 anos com uma mostra de repertório que apresentou ao público os maiores sucessos da companhia. Foram seis sessões com ingressos esgotados e público de 13,2 mil pessoas. Até agosto, o Balé segue em turnê pelo Paraná, com apresentações em sete cidades.

O BTG é a terceira companhia mais antiga do país e uma referência em dança contemporânea. Em cinco décadas, marcou a vida de bailarinos e bailarinas que fizeram parte do corpo artístico e transformou a história da dança nacional.
A diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter, afirma que a sessão solene na ALEP é um marco na celebração do cinquentenário do BTG. Ela lembra que os deputados estaduais tiveram papel fundamental na reestruturação dos cargos do CCTG e criação do PalcoParaná, o que possibilitou a contratação regular de bailarinos e músicos e da equipe técnica.

De acordo com a diretora do Balé Teatro Guaíra, Cíntia Napoli, o evento marca um encontro memorável, uma real aproximação entre os parlamentares e os artistas que representam o Estado. “É uma grande honra para nós, integrantes e ex-integrantes do BTG, sermos presenteados, pela primeira vez, em uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Paraná”, afirmou.