Divulgação/PMA

A Divisão de Bem Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Pinhais, recebeu cerca de 1,5 tonelada de ração através do Chamamento Público lançado para o evento de inauguração do ParCão que acontece no próximo domingo, 1º.

A ração arrecadada será destinada ao Banco de Ração Municipal, instituído pela Lei 2039/2018. As empresas doadoras, que atenderam ao Chamamento Público, foram Special Dog, Agropecuária Gota D’Água, Pet Shop Belo Trato. Esta última, além das rações, doou embelezamento de cães que serão ofertados no dia do evento.

Inauguração

As atividades de inauguração iniciam às 10h. Ao longo da manhã a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará a microchipagem gratuita para 300 cães, cujos tutores residam em Pinhais. Para isso, será necessário apresentar os documentos pessoais e comprovante de endereço. Acontecerá ainda ação de educação para a guarda responsável de animais domésticos, feira de adoção (cada adoção será oferecido um banho cortesia do Pet Belo Trato), stands de parceiros (Special Dog, Gota D’Agua e Pet Shop Belo Trato), além de brincadeiras promovidas pela Semma.

O evento contará ainda com a presença de Food Trucks na praça de alimentação, exposição de equipamentos de adestramento dos cães do BOPE (Batalhão Operações Especiais) e a campanha de prevenção contra atropelamentos de animais (promovida pelo Detran-PR). A cerimônia oficial de inauguração está programada para acontecer às 11h, e contará com a presença de autoridades convidadas, da Banda da Policia Militar e Certificação da Guarda Municipal de Pinhais no combate aos maus tratos.

Programa Banco de Rações

O Banco de ração municipal atenderá animais nas seguintes situações: animais de famílias em situação de vulnerabilidade, previamente cadastradas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Município de Pinhais, bem como no Programa de Atenção Continuada (PAC) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com provimento de ração em caráter temporário; animais de pessoas com diagnóstico de transtorno da acumulação, quando associado à vulnerabilidade e restrições socioeconômicas, com provimento de ração em caráter temporário e condicionado à previsão de tratamento para a doença; animais em situação de abandono em imóvel desocupado, seja por mudança de endereço ou por falecimento dos responsáveis pelos animais, se confirmado pela fiscalização ambiental do Município de Pinhais; e animais que se encontram sob a guarda ou cuidados de protetoras ou ONGs previamente cadastradas no Município.

ParCão

O ParCão de Pinhais está localizado no Parque Linear do Atuba, na Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR 415). As atividades iniciam às 10h, neste domingo, 1º de dezembro.