Maurílio Cheli/AN-PR – Barragem teru00e1 capacidade igual a de 15 mil piscinas olu00edmpicas

O presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, visitou, ontem, as obras de construção da Barragem Miringuava. O novo reservatório vai garantir água tratada para os moradores da Região Metropolitana de Curitiba até 2030. O valor total previsto do empreendimento é de R$ 147,8 milhões e a previsão é de que a obra seja concluída no fim de 2019.
“A Barragem do Miringuava é uma obra importante que vai garantir segurança hídrica pelas próximas décadas para a população que vive na RMC. É uma obra que emprega tecnologia e metodologia diferenciadas e reúne uma equipe de trabalho multidisciplinar envolvida em todas as etapas do processo, trabalhando para que os impactos ambientais e sociais sejam minizados e compensados”, destacou Soavinski.
A barragem do Rio Miringuava está localizada no município de São José dos Pinhais e terá capacidade para armazenar 38 bilhões de litros de água. Este será o sexto reservatório a ser utilizado para o abastecimento público da RMC. Sua construção está prevista no Plano Diretor do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (Saic), atualizado em 2011.
O volume total de água do reservatório (38 bilhões de litros) corresponde a 15.282 piscinas olímpicas. A altura da barragem será de 24 metros, equivalente a um prédio de oito andares, com extenção de 309 metros.