m atendimento mais moderno e interativo é o que o departamento de Cadastro Técnico, da Secretaria Municipal do Urbanismo, está disponibilizando para os usuários. A Base Cadastral Digital do Município foi desenvolvida em conjunto com o ICI (Instituto das Cidades Inteligentes) e com o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e é um avanço para o setor. A novidade começou no mês de setembro.

“A ideia da disponibilização do mapa cadastral digital já vem de um tempo, mas efetivamente fazer funcionar e colocar em prática foi agora. Com a virada da gestão a gente conseguiu ter um avanço na conversa e conseguimos realizar”, afirma Rodrigo Tadeu Baranczuk, diretor do Cadastro Técnico, da Secretaria Municipal do Urbanismo.

O avanço vem sendo elogiado por engenheiros, arquitetos, agrimensores e topógrafos que necessitam diariamente consultar essas informações para fazer obras ou reformas na cidade.

Facilidades e agilidade

Claudio Roberto Penhabel é agrimensor e conta que a paixão pela profissão começou ainda criança quando começou a auxiliar o pai que é topógrafo, daí surgiu o interesse pela profissão. Para consultar dados e o levantamento topográfico correto, precisa consultar constantemente os arquivos da Prefeitura de Curitiba e chegava a ir quatro vezes por semana no setor para consultar os dados. 

Agora apenas com a indicação fiscal, consegue pesquisar de qualquer lugar o que precisa. “Melhorou muito, evita o deslocamento para a Prefeitura e a gente consegue consultar em qualquer horário, em qualquer lugar. Quando estou em campo, até pelo celular eu consigo as informações que eu preciso e já informo o meu cliente”, comemora Penhabel.

O Cadastro Digital foi implantado no início de setembro e através dele é possível consultar todo o mapa da cidade, lote a lote, confirmar medidas, indicações fiscais, endereços, plantas de loteamento e projetos de parcelamentos aprovados, entre outras informações.

Rodrigo Baranczuk avalia os resultados como positivos do Cadastro Digital e revela que além dos atendimentos presenciais, o setor respondia de 600 a 800 e-mails por mês. Após a implantação, os números estão caindo e passaram a responder, em média, 100 solicitações.

“Para a nossa consulta ficou muito mais ágil e para o cidadão que precisa ficou muito mais prático, afinal estamos na era digital”, salienta Baranczuk.

Confira neste link a Base Cadastral Digital, com acesso ao mapa da cidade, lote a lote.

http://ippuc.org.br/mapasinterativos/localizador/