Hully Paiva/SMCS

Começou neste sábado (25/6) a terceira edição da Copa Curitiba Paradesportiva, competição destinada a atletas com deficiência para valorizar o paradesporto, detectar talentos e integrar todo o público envolvido com as equipes e os atletas, possibilitando a inclusão.

“É uma forma de incentivar cada vez mais a prática do paradesporto em situações competitivas, promovendo um intercâmbio entre os atletas o que faz com que eles joguem cada vez melhor”, declara o secretário do Esporte, Lazer e Juventude,
Carlos Pijak Jr.

São cinco dias de competições, distribuídos em três semanas, nas seguintes modalidades: atletismo paralímpico, basquete em cadeira de rodas, bocha adaptada, futebol de cegos, esgrima paralímpica, tênis paralímpico e a natação paralímpica.

Organizada pela Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude (Smelj), por meio do Departamento de Esporte, todos os jogos têm entrada franca e os últimos serão disputados em 23 de julho. Na mais recente edição, em 2019, as competições envolveram 400 atletas, técnicos e arbitragem em três dias de jogos.

O Centro de Referência Paralímpico de Curitiba – CEL Xaxim recebeu três partidas de basquete em cadeira de rodas e no Centro de Iniciação Esportiva Cajuru aconteceram três partidas de futebol de cegos.

Mais do que torcida
Para a agente comunitária de saúde Neiva Antonello, assistir ao filho jogar basquete é muito mais do que torcer, é testemunhar a superação e a concretização de um sonho. Elvis Antonello, 24 anos, treina basquete há mais de 12 anos.

“Ele já fez 36 cirurgias, então só dele estar aqui é uma vitória. Essas competições abrem um leque de novas possibilidades para o Elvis”, comemora.

Além de prestigiar a competição como presidente da Federação Paranaense de Basquete em cadeira de rodas, Carlos Avelar veio torcer pelo filho Cauã, atleta da seleção brasileira escolar, que aos 17 anos já superou diversos obstáculos.

“O Cauã nasceu com paralisia cerebral, ele não andava, não falava, e a gente dá muita importância ao tipo de trabalho que eles fazem aqui. O esporte é a continuidade da reabilitação, ele evoluiu muito dentro do esporte e fico muito feliz com o trabalho que vem sendo feito”, declara Carlos.

Confira os resultados
Basquete em Cadeiras de Rodas
Local: Centro de Referencia Paralimpico de Curitiba – CEL Xaxim

Coritiba Monsters/Viver/SMELJ 68 x 24 Coritiba Monsters/ADFP/Novatos

Coritiba Monsters/ADFP/Novatos 18 x 57 Leões/SMEJ/Castro

Final
Coritiba Monsters/Viver/SMELJ 44 x 41 Leões/SMEJ/Castro

1° – Coritiba Monsters/Viver/SMELJ
2° – Leões/SMEJ/Castro
3° – Coritiba Monsters/ADFP/Novatos.

Futebol de Cegos
Local: Centro de Iniciação ao Esporte Cajuru

Maestro da Bola 0 x 0 CADEVI
CADEVI 1 x 0 APADV
Maestro da Bola ( 2 )1 x 0 ( 0 ) APADV (nos penaltis)

1° – Maestro da Bola
2° – CADEVI
3° – APADV

Próximas competições
SEGUNDA-FEIRA (27/6)
Local: Clube da Gente Santa Felicidade (Rua Daniel Cesário Pereira, 681, Santa Felicidade)
Horário: 13h – natação

SÁBADO (9/7)
Local: Centro de Referência Paralímpico de Curitiba – CEL Xaxim (Rua Dom José Marello, 101 – Xaxim)
Horário: 13h – esgrima em cadeira de rodas

SÁBADO (16/7)
Local: Centro de Referência Paralímpico de Curitiba – CEL Xaxim (Rua Dom José Marello, 101 – Xaxim)
Horário: 9h – bocha paralímpica

Local: Santa Mônica Clube de Campo (Rodovia Régis Bittencourt, km 6, bairro Mauá, Colombo)
Horário: 8h – tênis em cadeira de rodas

SÁBADO (23/7)
Local: Centro Politécnico UFPR (Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100, Jardim das Américas)
Horário das 8h às 12h – atletismo