Fotos: Divulgação/ Getty Images – Tapete vermelho mais real pode virar tendência

Quando eu acho que a gente evoluiu, que entendeu de uma vez por todas que os padrões são injustos e fontes de insatisfação permanente e que cada um tem o direito de ser como quiser e ninguém tem nada a ver com isso, a internet quebra por causa de três atrizes incríveis que ousaram aparecer em público com os cabelos grisalhos.

Andie Macdowell (63), Jodie Foster (58) e Helen Mirren (75) estiveram em Cannes, belas, formosas e talentosas, pasmem, sem pintar os cabelos nem renovar o botox. E daí? Pois é. Daí que tem gente que acha isso ainda um absurdo, uma exceção, um ato de coragem sem precedentes ou um modismo.

Tentar frear a passagem do tempo não é um pecado, mas viver de bem com suas marcas também não é. O mais legal é usar tudo o que a gente tem à disposição para ficar mais feliz e não ser escravo de tinturas, maquiagens, intervenções estéticas, roupas de algum tipo específico ou modismo. Ser o que se é ou o que se quer ser é lindo, deixa a pele boa e faz você sorrir mais.

Sempre dá para melhorar, mas isso pode acontecer de tantas formas: lendo, viajando para fora ou para dentro de você, experimentando um batom novo, sendo mais gentil, aprendendo alguma coisa diferente, sendo fiel aos seus princípios ou tendo coragem para mudar tudo de vez. Tudo isso traz felicidade, que por sua vez traz segurança, e aí, meus caros, é só dominar o mundo. A qualquer idade, com qualquer forma física, com suas pernas longas ou curtas, no balanço dos seus quadris largos ou mais estreitos, com suas raízes à mostra ou tingidas, com batom nos lábios ou cara lavada. Beleza vem, sim, de dentro e transparece na sua satisfação, na vontade de viver e na coragem de dar de ombros para as velhas opiniões formadas sobre tudo.

Aos 58, Jodie Foster parece não ligar para os cabelos grisalhos

Andie Macdowell, aos 63 anos, com a cabeleira ondulada, grisalha e quase sem maquiagem

Musa aos 75, Helen Mirren não se rendeu às tinturas nem aos procedimentos estéticos e parece estar tudo bem