Filme da Disney/Pixar. Máquinas antropomorfizadas. O protagonista quer ser campeão de corridas. Seu melhor amigo tem sotaque esquisito. Seu par romântico é uma máquina muito apreciada pelo gênero masculino. O protagonista tem, de cara, o desprezo de um respeitado veterano — e depois ganha dele a admiração. O antagonista é um corredor famoso que ganha na base da trapaça. Qual é este filme? Fácil… Carros!
Não. É Aviões, que estreia hoje em Curitiba.

A analogia com Carros é inevitável, e a própria Disney a faz. Começa pelo  slogan do filme: Bem acima do mundo de Carros, chega a nova animação de aventura e cheia de ação Aviões, da Disney.

Aviões tem como protagonista o pulverizador Dusty. É um avião boa-praça, de bom coração e que conta com a simpatia de todos à sua volta em uma pequena cidade do interior. Entre um voo e outro para despejar produtos em plantações, ele alimenta o sonho de competir em ralis aéreos.

Porém, Dusty não foi projetado para competir — e, para piorar, tem medo de altura. Qual a solução? Recorrer a Skipper, um veterano avião da marinha que se vangloria de feitos passados. O ex-combatente recusa-se a treiná-lo num primeiro momento. Mas depois cede. Quem, afinal, poderia resistir à determinação e ao charme boa-praça de Dusty? Skipper, o caminhão Chug e a empilhadeira-mecânica Dottie ajudam o sonhador pulverizador a se classificar para um rali aéreo de volta ao mundo.

Uma vez habilitado para o rali, Dusty terá que competir com os melhores aviões de corrida do mundo, como o multicampeão Ripslinger, o mexicano El Chupacabra — de quem Dusty se torna o melhor amigo —, a bela Ishani, o britânico Bulldog e a brasileira Carolina (voz de Ivete Sangalo). As sequências aéreas são bem-feitas (e saltam aos olhos nas projeções 3D). Há piadas o tempo todo — o que garante a diversão para a criançada — e referências a outros filmes, como Star Wars.

A diferença crucial de Carros e Aviões repousa sobre o protagonista. O carrão Relâmpago McQueen é ambicioso e arrogante, e aprende na marra a ser humilde. Já Dusty é ambicioso, mas humilde. E tem que aprender na marra a ser arrogante num universo competitivo que embrutece qualquer um. Mas fica difícil. Dusty não consegue resistir ao ímpeto de ajudar os colegas-concorrentes sempre que necessário — mesmo que se meta em enrascadas para fazê-lo. Coisas de quem tem um bom coração. Seu coração é que pode fazer a diferença, no fim das contas


QUEM É QUEM EM AVIÕES

DUSTYDOTTIECHUGSKIPPER
Pulverizador agrícola, este monomotor sonha em correr num rali aéreo internacional. Só que não foi construído para isso. E recorre aos amigos para realizar seu sonho.Empilhadeira que é coproprietária e trabalha no posto de serviço de Chug e Dottie, numa cidadezinha. Prática e sincera, possui excepcional habilidade em mecânica.Caminhão de combustível da cidade de Dusty, trabalha como coproprietário de um posto de serviços. É um corajoso apoiador das empreitadas de Dusty nas alturas.Antigo Corsair da marinha. A ele são atribuídos grandes feitos em tempos de guerra. Atualmente, é recluso — e nem consegue voar mais. Mas aceita ajudar Dusty.
BULLDOGEL CHUPACABRARIPSLINGERISHANI
Maior veterano do circuito aéreo, recorda-se de tempos em que os aviões confiavam apenas em seus giroscópios. Seu lema é voar bem e espírito esportivo.É uma lenda no México, segundo ele mesmo. Apenas uma coisa rivaliza com sua paixão por corridas: um rabo de saia — ou, no caso, uma cauda de avião.Maior nome das corridas aéreas — e arrogante na mesma proporção. Tem patrocínio ilimitado e equipamentos de última geração. Mesmo assim, joga sujo nas corridas.Campeã pan-asiática de corridas aéreas. Mora na Índia e lá tem um milhão de fãs. Bonita, exótica e misteriosa, ela é cheia de surpresas, mas está sempre de olho no prêmio.