Divulgação

Curitiba registra mais 30 mortos por Covid-19; vinte têm menos de 60 anos

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, nesta terça-feira (22/6), 804 novos casos de covid-19 e 30 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. Vinte e três destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. As vítimas são 19 homens e onze mulheres, com idades entre 37 e 86 anos. Vinte pessoas tinham menos de 60 anos. Até o momento foram contabilizadas 5.984 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia. Com os novos casos confirmados, 234.125 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 220.209 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

Sem doses, Curitiba suspende também vacinação de gestantes e pessoas com comorbidades nesta quarta

Nesta quarta-feira (23/6), a vacinação anticovid em Curitiba será direcionada aos trabalhadores da educação básica e do ensino superior com 18 anos ou mais. O número de doses disponíveis em estoque – cerca de oito mil – é insuficiente para vacinar a próxima faixa etária da população em geral (49 anos), que tem um público estimado de 19 mil pessoas. O atendimento dos trabalhadores da educação será feito em dez pontos de vacinação, um por regional, das 8h às 17h.

MPPR abre inquérito sobre vacinação contra Covid de funcionários da Unimed em Curitiba

O Ministério Público do Paraná (MPPR) abriu inquérito civil para apurar a aplicação de doses da vacina contra a Covid em 1.547 funcionários da Unimed Curitiba, o que contraria o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e pode configurar ato imbrobidade administrativa por parte da Secretaria de Saúde de Curitiba. O procedimento primeiramente aberto na Promotoria de Saúde foi repassado à Promotoria do Patrimônio Público, que já pediu informações sobre o caso para a Prefeitura de Curitiba e para a Unimed.

Quase no fim da campanha, Paraná tem apenas 41% de cobertura de vacinação contra a gripe

De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), o Paraná atingiu até a manhã desta terça-feira (22) apenas 41,3% de cobertura vacinal da campanha de imunização contra a gripe, correspondendo a 1.942.358 doses aplicadas. Iniciada em 12 de abril, a campanha pretende imunizar 4,4 milhões de paranaenses até 9 de julho, data de encerramento ação. A 23ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza foi dividida em três etapas. A primeira fase era direcionada a gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, indígenas e trabalhadores da saúde. Começou dia 12 de abril com previsão de término em 10 de maio. Este grupo alcançou, até agora, 68,2% de cobertura com 873.777 doses administradas, dentre as 1.282.132 que deveriam ter sido aplicadas.

Aumento de 8,97% na conta de luz no Paraná entra em vigor na quinta-feira

A falta de chuvas que obriga o acionamento das usinas térmicas, mais caras, somada à variação do dólar e à alta da inflação, encareceram a energia em 9,89% no Paraná. O aumento para os consumidores residenciais, que representam 81% dos clientes da Companhia, foi menor, de 8,97%. Calculado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste foi anunciado nesta terça-feira (22), em Brasília, e passa a vigorar a partir do dia 24. Para os consumidores de alta tensão (industrial), o aumento aprovado foi de 9,57%.

Mulher é executada com mais de 10 tiros por motociclista em Curitiba. Veja video

A execução de Ana Paula Campestrini, 39 anos, com mais de 10 tiros na manhã desta terça-feira (22) no bairro Santa Cândida, foi registrada pelas câmeras de segurança do condomínio. Além de analisar as imagens, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizou nesta tarde diligências e ouvindo testemunhas que auxiliem na investigação.

Receita abre nesta quarta consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2021, que inclui 239.763 paranaenses

A Receita informa que, a partir das 10 horas de quarta-feira (23), o segundo lote de restituição do IRPF 2021 estará disponível para consulta. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2020. O crédito bancário para 4.222.986 contribuintes será realizado no dia 30 de junho, no valor total de RS 6 bilhões. Desse total, R$ 2.327.976.391,49 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 97.082 contribuintes idosos acima de 80 anos, 779.763 contribuintes entre 60 e 79 anos, 54.240 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 385.591 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Terra encerra depoimento à CPI da Covid reforçando imunidade de rebanho

Após mais de oito horas de depoimento, o deputado federal e ex-ministro Osmar Terra (MDB-RS) finalizou sua participação na CPI da Covid. Na fala reforçou dados distorcidos sobre a pandemia do novo coronavírus e criticou a adoção do isolamento social para combater a doença, apesar da orientação contrária da ciência. Convidado a falar à CPI por ser apontado como integrante do suposto “gabinete paralelo” que orientou o presidente na condução da pandemia, Terra voltou a dizer que o fim da pandemia se dará com a imunidade de rebanho, e que a tese não seria uma “estratégia”, mas um resultado da doença. Depois de fazer várias declarações públicas minimizando a vacinação, disse à comissão que defende a vacina contra a covid-19, mas que a imunização “natural”, quando a pessoa contrai a doença, também seria importante para pôr fim ao estado pandêmico.

Athletico vai pegar o Atlético-GO nas oitavas de final da Copa do Brasil

O Atlético-GO será o adversário do Athletico nas oitavas de final da Copa do Brasil. A definição dos confrontos foi feita nesta terça-feira (22), em sorteio na sede da CBF. O primeiro jogo será na Arena da Baixada e o segundo, em Goiânia. No sorteio, os 16 times das oitavas de final foram colocados em um único pote. Não havia cabeças-de-chave. Portanto, havia o risco de haver confrontos entre dois times mais tradicionais (São Paulo x Vasco) e outro entre equipes menos cotadas (CRB x Fortaleza). Os mandos de campo também foram definidos por sorteio.

Plataforma multimídia do Governo do Estado reúne a produção cultural paranaense

O fechamento de teatros, museus, casas de show e outros espaços culturais não freou a criatividade e a produção dos artistas paranaenses no último ano. Grande parte do trabalho cultural produzido no Estado durante a pandemia da Covid-19 agora ficará disponível gratuitamente para o público, através do portal Paraná Cultura (www.prcultura.pr.gov.br). A plataforma multimídia foi lançada nesta terça-feira (22) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e reúne mais de mil vídeos de música, artes cênicas e cinema, além de livros, oficinas e podcasts. Também disponibiliza os espetáculos e produções das principais companhias e espaços culturais do Estado, como peças do Balé Teatro Guaíra e apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná.