Greca sofre AVC

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba confirmou que o prefeito Rafael Greca , 65 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral isquêmico (AVC) na manhã desta terça (20). O prefeito está internado no Hospital Nossa Senhora das Graças desde a manhã desta terça para observação depois que passou mal. Segundo os médicos,  Greca não apresentou comprometimento cognitivo ou motor. De acordo com os médicos, Greca encontra-se clinicamente alerta, em bom estado geral, com sinais vitais estáveis, participativo e dialogando. O prefeito seguirá internado em observação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) entre 24 e 48 horas, segundo boletim assinado pela neurologista Karen Luiza Ramos Socher, pela Chefe da Unidade Terapia Intensiva do Hospital Nossa Senhora das Graças, Iara Buselato Chen, e pelo Diretor Técnico, Luiz Sallim Emed.

Comércio abre neste feriado

Na tarde desta terça-feira (20), durante reunião, o Sindicato dos Empregos do Comércio de Curitiba (Sindicom) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas e Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos de Curitiba e Região Metropolitana (Sindilojas Curitiba), deliberaram e se comprometeram a incluir na convenção coletiva, com data base em 1º de maio, autorização da mão de obra dos trabalhadores nesta quarta (21), mesmo sendo feriado de Tiradentes. Com a decisão, a maioria das lojas de rua e os shoppings vai funcionar normalmente nesta quarta na capital paranaense. As categorias representadas pelos sindicatos que assinam o termo e podem abrir no feriado são: lojistas do comércio varejista, atacadista e distribuidor, atacadista de medicamentos, varejo de maquinismos, ferragens, tintas e material elétrico, calçados, flores e plantas, carnes frescas e atacadista de madeiras, com atuação em Curitiba e Região Metropolitana. A estimativa é que 100 mil empresas da capital abram as portas nesta quarta.

Prefeita de Rio Branco do Sul denuncia ‘fura-filas’ de vacinação contra Covid

A prefeita de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, Karime Fayad, afirmou, em uma live no Facebook nesta terça (20), que há evidências de que pelo menos quatro pessoas furaram a fila de vacinação contra a covid-19 em três clínicas particulares do munícipio, duas de odontologia e um laboratório. Indignada, ela afirmou que encaminhou a lista para o Ministério Público do Paraná (MP-PR) e anunciou uma força-tarefa de verificação de todos os vacinados em clínicas particulares, laboratórios e farmácias e ainda a publicação da lista de vacinados no portal de transparência do município nos próximos dias. 

Covid-19: boletins revelam morte de 0 a 92 anos no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (20) 3.788 casos confirmados e 203 mortes – referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas – em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 907.881 casos confirmados e 20.494 mortos pela doença. A Sesa informa a morte de mais 203 pacientes. São 81 mulheres e 122 homens, com idades que variam de 0 a 92 anos. Os óbitos ocorreram de 21 de junho de 2020 a 20 de abril de 2021.  A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, nesta terça- (20), 493 novos casos de covid-19 e 22 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. Dezoito destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. As vítimas são nove homens e 13 mulheres, com idades entre 50 e 90 anos. Duas tinham menos de 60 anos e uma não tinha fatores de risco para complicações da covid-19.

Aumento de casos de chikungunya no PR preocupa 

O Informe Semanal sobre Arboviroses publicado nesta terça (20) pela Secretaria da Saúde do Paraná alerta para o aumento de casos de chikungunya, doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e zika vírus. A Sesa monitora e divulga os dados epidemiológicos dos três agravos no mesmo Informe conforme análise da Vigilância Ambiental. Segundo o Informe, Paraná tem hoje 193 notificações para a chikungunya e 29 casos confirmados. Em 23 de março, eram seis casos confirmados e 130 notificações, ou seja, em um mês o número de confirmações aumentou quase 5 vezes.“A Sesa está alerta diante deste aumento repentino de casos; já orientamos todas as 22 Regionais de Saúde, principalmente os serviços assistenciais para atenção redobrada a possíveis casos. A notificação correta nos aponta onde está circulação viral e possibilita a ação”, afirmou o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto.

Jogador do Paraná Clube revela que recebeu suspensão de 12 meses por doping

meia Guilherme Biteco, 27 anos, divulgou no seu Instagram que recebeu punição por doping. Segundo o jogador, ele foi suspenso por 12 meses por uso da substância isometepteno na partida contra a Ponte Preta. A punição começou a contar a partir da data da coleta, em 1º de setembro de 2020. Com isso, ele pode voltar a jogar em setembro de 2021. O jogador tem contrato com o Paraná Clube até 31 de maio de 2021.

Athletico supera a altitude de Quito e estreia com vitória na Sul-Americana

O Athletico Paranaense estreou com vitória na Copa Sul-Americana 2021. Nessa terça-feira à noite, o time venceu por 1 a 0 o Aucas, em Quito, no Equador, pela primeira rodada da fase de grupos. No outro jogo do Grupo D, o Metropolitanos (Venezuela) perdeu em casa por 3 a 2 para o Melgar (Peru).

Assembleia Legislativa retomará sessões presenciais

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), anunciou nesta terça-feira (20) o retorno da presença dos deputados em plenário a partir das próxima segunda-feira (26).Segundo ele, as atividades de plenário de forma híbrida contará com a presença de até 25 deputados durante a sessão plenária de forma presencial e os demais de forma remota.

Bolsonaro diz a empresários não temer CPI

Em mais um esforço para se aproximar do setor produtivo, o presidente Jair Bolsonaro convocou dez ministros nesta terça-feira, 20, para a sua primeira reunião do ano com empresários do ‘Diálogos pelo Brasil’, grupo criado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, para mediar a relação do setor com o governo federal. No final da reunião, os empresários cobraram um posicionamento do governo em relação à Cúpula do Clima, que começa nesta quinta-feira, 22. O grupo ainda marcou um novo encontro na quarta, 21, para apresentar propostas para o setor. Segundo relatos de participantes, em sua fala o presidente fez uma crítica indireta aos governadores ao reclamar do “abre e fecha” do comércio, elogiou o ministro da Economia, Paulo Guedes, e disse que “não teme” a CPI da Covid no Senado.

Monique Medeiros, mãe do menino Henry, testa positivo para covid-19

Presa temporariamente por suposta participação na morte do filho, Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, testou positivo para covid-19 nessa segunda-feira, 19. Com isso, ela ficará internada no hospital penitenciário. Segundo informações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Monique solicitou atendimento médico e foi encaminhada ao Hospital Penal Hamilton Agostinho, no complexo de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio. Após fazer exames, Monique foi diagnosticada com a covid-19. Segundo a Seap, por ora, ela seguirá internada para realizar acompanhamento médico.

Filhote de onça-parda resgatada vira nova moradora do zoo em Cascavel

Nesta terça-feira (20), a Divisão de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente apresentou a nova moradora do Zoológico de Cascavel. A filhote de onça-parda foi encontrada na semana passada sem a mãe e em situação de risco, na margem do Rio Chopim, no município de São Jorge do Oeste, a 160 quilômetros de Cascavel. O médico veterinário Rodrigo Neca Ribeiro apresentou o animal e em sua primeira avaliação mostrou-se saudável. “A coloração dos olhos e a presença das pintas até os quatro meses de idade possibilitou a identificação imediata da espécie”, explicou o médico.