Seu lar

Benefícios ao utilizar panelas de cerâmica para cozinhar

Utilizar panelas de cerâmica para cozinhar tem se mostrado uma escolha cada vez mais comum. E não é para menos!

O utensílio feito de cerâmica traz vantagens consideráveis para auxiliar no preparo de ótimas refeições e dar mais qualidade à comida.

Entretanto, por não ser o único modelo oferecido nas lojas de utensílios, há certa confusão sobre seu uso.

Será que é mais funcional do que a panela de alumínio? Ou tão popular, no quesito custo-benefício, como a panela de teflon? Seu design faz realmente a diferença no aspecto visual da cozinha?

São dúvidas comuns de quem quer garantir a compra do conjunto de panelas ideal. Por isso, é uma tarefa importante que requer um pouco de estudo para tomar a decisão correta.

Saiba agora mesmo quais são os benefícios ao utilizar panelas de cerâmica para cozinhar. Veja por que comprar este modelo pode ser uma excelente ideia!

O que são panelas de cerâmica?
Diferente de outras referências, como panelas de inox e panelas de barro, as panelas de cerâmica oferecem um novo tipo de material. Totalmente atóxico e antiaderente.

Como pode se imaginar, são revestidas de cerâmica resistente, sem falar nos modelos que são produzidos a partir de ferro fundido.

Esses materiais oferecem um cozimento mais eficiente, uniforme, de maneira que haja condução de calor regular para todos os alimentos no interior do utensílio.

Além disso, a panela de cerâmica tem desenho muito bonito, bastante elegante, que promete potencializar a decoração do ambiente.

Dito isso, vamos abordar as principais qualidades deste modelo. Veja os benefícios ao utilizar as panelas de cerâmica para cozinhar.

Conserva a temperatura por bom tempo
Graças ao material do conjunto, as panelas de cerâmica conservam a temperatura por um bom tempo. Mas, por que isso é tão relevante?

Bem, isso indica que os alimentos ficarão aquecidos mesmo alguns minutos após desligar o fogão. Possibilitando ainda a economia de gás, uma vez que manterá a temperatura.

Outro destaque é a resistência ao choque térmico, que acontece logo após posicionar a panela recém removida do fogo em cima de alguma superfície específica. Como a mesa, dentro da geladeira ou na pia.

Devido ao choque térmico, os alimentos podem perder a originalidade do sabor, ou ainda adquirirem um gosto estranho. Logo, a panela de cerâmica é a escolha perfeita para que isso não aconteça.

Alternativa saudável
Os modelos de cerâmica estão entre os mais saudáveis, pois permitem que o sabor natural dos alimentos prevaleça.

Em função de não portar traços de metal, alumínio ou ferro, as panelas de cerâmica são completamente atóxicas. Visto que não desprendem nenhum tipo de substância, que faça mal à saúde, durante a cocção da comida.

Então, se está pensando em comprar um lindo conjunto de cerâmica, saiba que estará investindo no seu bem-estar e de toda a família. Inclusive, terá um ótimo aproveitamento do paladar!

Uma vez que a alternativa mais saudável também é uma das que mais exalta o gosto natural dos alimentos.

Oferece praticidade na limpeza
Limpar panelas pode ser um pesadelo dependendo de alguns fatores. Principalmente, quando restos de comida se alojam nas partes do utensílio.

Aumentando o gasto com produtos de limpeza, consumo de água e muito esfrega-esfrega.

Mas não é o caso das panelas de cerâmica, que são antiaderentes e não permitem que alimentos grudem nas laterais e no fundo. O benefício facilita não só a limpeza, como o preparo das próximas refeições.

Uma das campeãs em durabilidade
Justamente pelo que acabamos de mencionar, a limpeza fácil, a panela de cerâmica é uma das mais duráveis. Em virtude de sua resistência e pela camada grossa do material, evita riscos assustadores que danificam a panela.

Isso poderia acontecer com outros materiais pela escolha indevida de talheres para misturar alimentos, ou pela higienização mais firme. Porém, as panelas de cerâmicas são campeãs em durabilidade, não permitindo aderências de alimentos e nem traços evidentes.

Eficiente em qualquer situação
Esses modelos oportunizam eficiência na produção de alimentos em qualquer situação. Podem ser utilizadas para cozinhar no forno, no fogão elétrico e à gás. Até mesmo no micro-ondas!

Vale ressaltar que mesmo acomodando-as na geladeira para conservar os alimentos, a panela não interfere no sabor em temperaturas frias. Muito menos são avariadas na higienização da máquina de lavar louças.

Este benefício mostra o quanto o utensílio é multifuncional, assegurando um dia a dia bem mais prático.

Custo-benefício
Embora sejam um pouco mais caras, suas variadas vantagens fazem valer a pena. Um conjunto de panelas de cerâmica pode custar entre R$ 500,00 a R$ 800,00.

Por serem queridas pelos usuários e muito bem avaliadas, já mostram que são ótimo custo-benefício.

Algumas das principais marcas, são:

Brinox (confira uma resenha da marca)
Ceraflame
Tramontina
Oxford
Flavorstone

Apesar de tantas vantagens, é importante ter cuidado ao administrar altíssimas temperaturas com este modelo.
Já que a panela de cerâmica é expert na distribuição de calor, e se postas em fogo alto por muito tempo, pode queimar os alimentos. Por isso, aconselha-se iniciar o preparo em fogo baixo.