O contato com a natureza propicia relaxamento, estimula a curiosidade, a criatividade e a autonomia das crianças durante sua fase de crescimento e desenvolvimento corporal, cerebral e emocional, que trarão reflexos positivos para toda a vida. Para falar sobre os benefícios que a natureza tem na saúde e bem-estar de crianças e adolescentes, o programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, participa, no dia 31 de outubro, às 11h (horário de Brasília), de uma videoconferência ao vivo. Entre as especialistas que participam da conversa estão a pesquisadora do programa Criança e Natureza, Maria Isabel de Barros e a médica pediatra Evelyn Eisenstein, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e também coordenadora do Special Interest Group (SIG) sobre Crianças e Adolescentes da Rede Universitária de Telemedicina. Inscreva-se para acompanhar a videoconferência ao vivo https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rutenutsufba

Incêndios na Califórnia chegam a Los Angeles
Uma onda de incêndios na Califórnia obrigou a evacuação de mais de 180 mil pessoas no estado. Os focos se espalharam na região do Condado de Sonoma, ao norte da cidade de São Francisco, reforçados por fortes ventos que atingem a região. Em Los Angeles, segundo maior metrópole dos EUA, um incêndio teve início ao longo de uma importante rodovia na última segunda-feira (28). Mais de 10 mil residências e empresas receberam ordens de evacuação em Los Angeles. Até agora já foram devastados 267 km², além de dezenas de casas.

Contratação de energia hídrica aumenta
As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e as Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) representaram e 15,39% dos contratos adquiridos no último Leilão de Geração nº 04/2019 (A-6), realizado no dia 18 de outubro e que movimentou ao todo R$ 44 bilhões em contratação de energia. A PCHs Fazenda do Salto – em construção no município de Anahy, região Oeste do Paraná – teve 2,1 megawatts adquiridos no Leilão (A-6). A obra deverá ser finalizada em dois anos. O proprietário, Paulo Henrique Gulin Gomes, conta que 100 % da cadeia de PCh é nacional. “Ou seja, as 25 PCHs que tiveram a energia adquirida em Leilão irão gerar empregos e movimentar a economia em 25 municípios, que serão diretamente afetados pelas obras, com o fornecimento de serviços, de mão de obra local, venda de materiais, equipamentos e outros”, reforça.

Licenciamento Ambiental
Localizada em um município de dois mil habitantes, a PCH Fazenda do Salto levou dez anos para obter o licenciamento ambiental desde o inicio do processo até a obtenção da licença de instalação. O empreendimento vai gerar 120 empregos diretos na cidade. “O prazo de licenciamento é inviável. Esta burocracia é ruim para o empreendedor, para o município e para a sociedade como um todo”, enfatiza. Após a emissão da licença prévia – obrigação para que o projeto dispute leilões de energia – o processo ambiental leva, em média, mais cinco anos e nove meses, extrapolando o prazo exigido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para o início de operação da usina.