vagão filmes/Cesar Silvestro

Se o vinho jorra em cascatas reais, como preconiza o hino de Bento Gonçalves entoado no início da cerimônia de reinauguração do vinho encanado, ele também corre por dutos – e enche as taças não só da bebida, mas também de alegria.

A volta da atração que deu fama à Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), sábado (1º), foi tratada como histórica pelo prefeito, Guilherme Pasin: “nos reunimos aqui hoje, no marco zero da cidade, para respirar o que realmente nós somos”, disse, em referência à essência vitivinícola que projetou a cidade economicamente a partir do trabalho dos imigrantes italianos.

O vinho encanado, em plena Via del Vino, se constitui na primeira atração da 16ª Fenavinho, que volta ao calendário de eventos após um período de oito anos. “Ele é a alma da festa”, resumiu Diego Bertolini, coordenador do comitê responsável pela Fenavinho, que chega à sua 16ª edição, entre 13 e 23 de junho, juntamente com a ExpoBento, no Parque de Eventos.

Ambas, festa e feira, são promoções do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Em seu discurso, o presidente da entidade, Elton Paulo Gialdi, lembrou que a retomada da festa surgiu pelo empenho do CIC-BG e pelo apoio recebido do poder público, num verdadeiro trabalho coletivo. “Muitos parceiros estiveram nesta empreitada para devolver a Bento Gonçalves uma parte importante de seu patrimônio histórico-cultural e turístico. Desta vez, sob os cuidados e zelo de nossa entidade, dando a chancela que doravante se tenha continuidade e consolidação dessa magnífica festa”, comentou Gialdi.

Programação segue domingo e no próximo final de semana

O vinho encanado permanece em cartaz em Bento Gonçalves ainda neste domingo, dia 2, e no próximo final de semana, dias 8 e 9, sempre das 11h às 18h. Serão comercializados os vinhos Merlot (tinto) e Moscato (branco), além de suco de uva integral, a preço único da dose a R$ 5. O valor dá direito a uma taça plástica (150ml) – quem quiser também pode adquirir a taça oficial Bocatti por R$ 10.

Uma intensa programação com shows, gastronomia e atrações culturais ocorre concomitantemente para alegrar os visitantes. Uma das principais ocorre amanhã, com o desfile de carros alegóricos, às 15h, na Rua Marechal Deodoro, com presença de entidades, escolas e comunidades do interior.

Programação

Dia 2 de junho

11h: Teatro ‘O maravilhoso show da Família Gentil’

13h: Corrida de barricas Circollo Trentino

15h: Desfile de Carros Alegóricos

17h: Apresentação Rainha de Espadas

Dia 8 de junho

11h: Teatro ‘Abre a boca e fecha os olhos’

14h: Apresentação Duo del vino

15h: Coral da Fundação Casa das Artes

17h: Trebbiano

Dia 9 de junho

11h: Coral Imigrante

14h: Cavatappi

15h: Daniel Lima e Janete

17h: Os colonos Zo Garrafon