O meia português Bernardo Silva recebeu nesta quarta-feira uma suspensão de um jogo, além de multa de 50 mil libras (R$ 268 mil), após ter sido considerado culpado de conduta imprópria e ofensiva em uma brincadeira nas redes sociais com o francês Benjamin Mendy, seu colega de equipe no Manchester City, no último dia 22 de setembro. A decisão foi anunciada pela Football Association (FA), a entidade máxima do futebol inglês.

Na ocasião, Bernardo Silva postou uma imagem em seu Twitter comparando uma foto do lateral francês quando ainda era criança com o mascote de uma marca de doces chamado Conguitos. “Adivinha quem é”, escreveu o português. Mendy pareceu não ter se sentido ofendido e respondeu com emojis de risadas em seguida.

A publicação levou a Associação de Combate ao Racismo “Kick It Out” a pedir para que a FA tomasse medidas contra Bernardo Silva, que apagou quase de imediato a imagem, lamentando que não seja possível “brincar com um amigo”. “Não se pode mais brincar com um amigo nos dias de hoje. Vocês…”, postou o português depois das críticas.

Na carta enviada em sua defesa à FA, Bernardo Silva juntou um depoimento de Mendy, no qual o companheiro de equipe afirmou não ter ficado ofendido. Mas a entidade, em um comunicado oficial, citou “violação agravada da regra E3”, que diz respeito a insultar ou levar o jogo a descrédito incluindo referências, expressamente ou de forma implícita, à raça, cor ou origem étnica.

Com o calendário paralisado para a realização da Data Fifa de novembro, o próximo compromisso do Manchester City é contra o Chelsea, pela 13.ª rodada do Campeonato Inglês. A partida acontece no próximo dia 23, um sábado, no Etihad Stadium, em Manchester.