Uma estampa só já faz verão, mas, no inverno, é legal usar duas logo de cara. Só que saber como misturá-las depende de jeito. O fato é que elas têm de conversar e pode ser na língua das cores, das famílias, dos pesos ou descombinar completamente e provocar um ruído interessante.
Como exemplo, peguei de base o animal print que se vê à beça nesta estação. Por mais que seja uma estampa vistosa, já virou um clássico e, por isso, deve sobreviver e mostrar as garras num futuro próximo. O jeito mais fácil de combinar é misturar a onça à uma padronagem tradicional, como listras, xadrez e poás – fica bonito, elegante e urbano, o que é bem bom para deixar o bicho menos sexy.
Outra forma é tentar ficar na mesma gama de cores ou que as duas peças tenham algum detalhe de cor em comum. Dá também para deixar as estampas dialogarem entre espécies parecidas: bichos diferentes, bicho e folhagem, bicho e camuflado – ninguém briga com ninguém e a paz continua reinando na selva. Se achar demais para você, pegue a mesma estampa em peças e tamanhos diferentes. Agora, se você se basta e quer mesmo é botar para quebrar, pode misturar o que quiser e sair fazendo a fashionista.
Esse papo vale para qualquer tipo de estampa.

Reprodução/Pinterest

A monocromia é uma das formas mais eficientes para misturar onça, listras e xadrez sem pesar

Reprodução/Pinterest

A saia de flor conversa com a blusa de bicho e as duas vêm acompanhadas de casaco xadrez. As cores contrastam, mas a proposta é parecida

Reprodução/Pinterest

Conjuntinho de animal print com camiseta de banda é pura rebeldia

Reprodução/Pinterest

A união de dois clássicos: onça e xadrez, em proposta bem contemporânea

Reprodução/Pinterest

Quem disse que jaqueta esportiva bordada e vestido levinho em animal print não dá liga?