Pedro Ribas/SMCS

Em sete meses de operação em Curitiba, os usuários dos patinetes elétricos e bicicletas compartilhados da Yellow e Grin percorreram, em média, 160 mil quilômetros mensais na capital (88 mil km pedalados e 72 mil km percorridos de patinete). Isso equivale a quatro voltas na terra. Os dados foram divulgados, nesta segunda-feira (7/10), pela Grow, dona das duas marcas.

Ainda de acordo com a empresa, sábados e domingos foram os dias preferidos pelos curitibanos para andar com os micromodais. A Grow não informa dados sobre o número de usuários cadastrados em Curitiba ou corridas, mas divulgou que o uso de bikes e patinetes cresceu 20% e 30% ao mês, respectivamente.

“O município apoia os micromodais, pois integram um grande esforço para tornar Curitiba cada vez mais inteligente, sustentável e humana”, destaca Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Os dados divulgados pela equipe de Pesquisas em Mobilidade e Políticas Públicas da Grow, referentes ao período de janeiro a agosto de 2019, fazem parte do primeiro balanço da operação na capital encaminhado à Prefeitura.

Os 160 mil quilômetros mensais foram aferidos pelos sistemas GPS que equipam todos os patinetes e bicicletas da empresa, por onde é possível acompanhar e registrar os movimentos dos micromodais.

Fernanda Laranja, gerente de Relações Governamentais e Institucionais da Grow, acredita que as informações disponibilizadas pela empresa poderão auxiliar o poder público local a direcionar o investimento e otimizar os resultados.

Bikes
Os fins de semana apresentam número de corridas mais expressivo, com sábado liderando o ranking.

O levantamento revela que, nos fins de semana, há um fluxo grande de viagens de bicicletas nas regiões de parques, como o Barigui e o Bosque do Papa.

Além desses, os shoppings também registram grande fluxo aos fins de semana, principalmente, o Mueller e o Estação.

Durante a semana, há forte circulação próximo à estação -tubo Central, o que pode indicar o uso do modal com o intuito de deslocamento ao trabalho, integrado ao transporte coletivo.

Nos dias úteis, as sextas-feiras registram o maior volume de viagens, enquanto segundas e quartas-feiras são os dias de menor volume.