Divulgação

A startup Biothanks acaba de lançar um aplicativo que conecta donos de veículos utilitários a pessoas que precisam descartar ou transportar materiais como móveis, entulho de obra e podas de árvores, entre outros resíduos.

O app funciona como uma espécie de “Uber do resíduo”, permitindo aos usuários chamar transportadores para recolher resíduos com potencial para reciclagem ou reaproveitamento. O objetivo é oferecer uma opção para ajudar a solucionar a retirada de resíduos sólidos, um grave problema das cidades.

No aplicativo, o usuário informa o endereço e descreve o que deve ser recolhido, escolhe o tamanho do carro, efetua o pagamento online e, aguarda a chegada do transportador, além de ficar sabendo sobre a destinação do que foi retirado. Para se cadastrar no app, os coletores de materiais precisam passar por uma avaliação, que leva em conta por exemplo a verificação de antecedentes criminais.

O aplicativo levou nove meses para ser desenvolvido e, por enquanto, pode ser utilizado na capital de São Paulo, para coleta de entulho de pequenas reformas, eletrodomésticos e móveis usados. Posteriormente, a área de cobertura será expandida, assim como a lista de materiais a serem recolhidos.

O aplicativo está disponível para as plataformas Android e iOS e pode ser baixado na Google Play e na App Store. Informações: www.biothanks.com


Cães e gatos precisam de cuidados especiais no verão

Assim como os seres humanos, os animais também precisam de cuidados especiais no verão. Confira algumas dicas para proteger seu bichinho:

– Evite exposição ao sol entre 11 e 16h

– Ventilador pode causar tosse canina, que é uma infecção das vias respiratórias. Por isso, evite e mantenha-os em locais arejados.

– Hidratação é fundamental. Ofereça água a cada 15 ou 20 minutos durante um passeio.

– Proteção solar também deve ser aplicada nos bichos, especialmente nas orelhas e focinho.

– Para evitar que o animal queime a planta das plantas não leve-o para passear em lugares onde só há asfalto ou calçada nos dias que o sol estiver muito quente. Opte por parques onde há áreas gramadas e, no caso de cachorros, podem ser colocadas botinhas nas patas.

– Os Gatos em geral exigem cuidados menores uma vez que eles não precisam ser levados para passear. A principal indicação é fazê-lo beber mais água deixando mais fontes de água corrente em casa.


São Paulo abre reservas ambientais para visitação pública

Reservas ambientais localizadas dentro da cidade de São Paulo, estão abertas para visitação pela primeira vez. As cinco reservas são parques municipais que, até então, só podiam ser visitados com agendamento prévio atraiam cerca de 50 visitantes ao mês.

A ideia agora é abrir para o publico a visitação nestas áreas que oferecem trilhas pela mata para contato com a natureza e foram estruturados com casas de recepção, estacionamento e banheiros.

Os parques naturais são Unidades de Conservação (UCs), espaços com status idêntico ao das grandes reservas nacionais, mas sob responsabilidade da Prefeitura. Ao todo, somam mais de 2 mil hectares. O projeto-piloto servirá para que a prefeitura possa avaliar a demanda por acesso a essas áreas para, no futuro, estruturar uma abertura integral, como é a dos parques urbanos.


Carrossel e trenzinho continuam no Parque Passeio Público

O carrossel veneziano e o trenzinho elétrico continuarão instalados no Passeio Público até o dia 29 de março, quando serão comemorados os 327 anos da capital. Os dois brinquedos têm levado famílias inteiras a conhecer ou redescobrir o primeiro parque da cidade. Gratuito, o carrossel em estilo italiano encanta crianças e adultos por seus detalhes rebuscados e iluminados, compartimentos que lembram as “xícaras malucas” dos parques de diversão e, é claro, os tradicionais cavalinhos, que vêm à memória de todo mundo quando se pensa no brinquedo. São 34 cavalinhos e quatro xícaras malucas. Já o trenzinho elétrico, também com entrada franca, pode levar até 22 crianças. Os brinquedos foram patrocinados pelo Supermercado Condor.