Arquidiocese de Curitiba

O Papa Francisco anunciou nesta quarta-feira, 6 de maio, que aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Guarapuava, no Paraná, apresentada por dom Antônio Wagner da Silva, por causa da idade (75 anos). Dom Wagner era o quarto bispo atuando na diocese desde 2003. O Pontífice então nomeou como novo bispo para Guarapuava, dom Amilton Manoel da Silva, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Curitiba desde 2017.

Dom Amilton ficou durante dois anos e meio como bispo-auxiliar de Curitiba. Afirmou ter recebido com surpresa a nomeação, pelo pouco tempo que ficou na arquidiocese, mas entende que seu papel é servir e por isso assume a nova missão com alegria. “Aqui fui muito bem acolhido, tenho com os outros bispos uma vida fraterna intensa, amizade, partilha de missão. Fui muito bem acolhido pelo clero e pelo povo. Mas entendo que a Igreja tem muitas necessidades e a Igreja local de Curitiba faz parte de uma Igreja maior”, disse o bispo.

Dom Amilton Manoel da Silva nasceu em 2 de março de 1963, na cidade de Osvaldo Cruz, na diocese de Marília, em São Paulo. Completou os estudos de Filosofia na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba (1992-1995), e de Teologia no Instituto de Teologia de São Paulo, o Itesp (1997-2000). Emitiu a Primeira Profissão como membro da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, os Passionistas, em 18 de janeiro de 1997, e foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 2000.

O então padre foi nomeado como bispo em maio de 2017, teve a cerimônia de ordenação episcopal em agosto de 2017 e assumiu a função de bispo-auxiliar de Curitiba em 8 de setembro do mesmo ano. Tem colaborado com o arcebispo Dom José Antônio Peruzzo no governo da Arquidiocese de Curitiba desde então, tendo assumido diversas responsabilidades como a de bispo referencial para as comissões de liturgia, comunicação, missão e juventude. Desde 2019, é membro da comissão Pastoral Juvenil da CNBB, e em julho deste mesmo ano, o Papa Francisco o nomeou membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.