Geraldo Bubniak – “Biteco: por dentro ou por fora?”

O meia-atacante Guilherme Biteco, 24 anos, pode se tornar uma das armas do Paraná Clube após a Copa do Mundo. O jogador sofreu uma lesão em junho de 2017 e voltou a atuar em 27 de maio de 2018. Ficou 73 minutos em campo desde então, entrando no segundo tempo de quatro partidas do Brasileirão.

O desafio para Biteco será recuperar a preparação física para suportar 90 minutos em campo. E a pausa para a Copa do Mundo é o momento ideal para o jogador fazer esse trabalho específico. “O Biteco é um jogador com muita qualidade. Nessa parada, vai poder trabalhar mais, fazendo uma pré-temporada, algo que ele até então não tinha por tudo que aconteceu”, comentou o técnico Rogério Micale.

Segundo Micale, Biteco será opção para jogar como um meia ofensivo centralizado – função que o treinador vem usando Caio Henrique ou Carlos Eduardo. Ou também para atuar pelos lados do campo, como “extremo” ou “meia-ponta”, funções feitas por Carlos, Léo Itaperuna, Silvinho e Raphael Alemão. “O Biteco é um jogador extremamente interessante, que pode jogar tanto por fora como por dentro. Quero ver isso dele. Vai chegar um momento que vamos oportunizá-lo desde o início do jogo, assim que tiver condições de suportar 90 minutos”, disse Micale.

O elenco do Paraná terá 11 dias de folga. Nesse período, os jogadores terão que seguir uma cartilha  elaborada pelo departamento físico, de fisiologia e de fisioterapia. Será uma espécie de “lição de casa”, com regras de alimentação, exercícios e repouso. A competição só recomeça em 18 de julho.