Divulgação

O prefeito de União da Vitória, Santin Roveda (PL) anunciou ontem a antecipação do pagamento dos salários de novembro aos 1.280 servidores municipais e recebeu uma série de elogios nas redes sociais. “Prefeito que solta pagamento na black friday, nem é prefeito. É anjo”, diz um dos comentários na página do prefeito no facebook. Normalmente, os salários dos servidores são pagos até o quinta dia útil de cada mês. “Com o dinheiro na mão, os servidores poderão aproveitar os descontos da black friday”, confirmou Roveda. A folha de pagamento da prefeitura alcança cerca de R$ 5 milhões.

Aprovação
O prefeito já havia antecipado em junho, 50% do 13º salário dos servidores A segunda parcela do benefício deve ser paga antes do dia 20 de dezembro. Ele também estuda antecipar o pagamento de dezembro. Roveda também se notabilizou, mesmo com as altas taxas de aprovação, ao não disputar a reeleição. Mesmo assim, apoiou e elegeu seu vice-prefeito, Bachir Abbas (PP) com 53,93% dos votos.

Prioridade
O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa, projeto que estabelece grupos prioritários de vacinação contra a covid-19 no Paraná, profissionais de saúde, idosos, e cuidadores, bem como aqueles que estiverem ligados diretamente ao combate à doença. A medida valeria apenas para as vacinas adquiridas pelo Governo do Estado, tendo em vista que as vacinas ofertadas pelo governo federal seguirão as diretrizes do Programa Nacional de Imunização. “Temos que proteger em primeiro lugar quem está na linha de frente do combate à essa pandemia. Pessoas que se expõe ao risco todos os dias para salvar vidas”, explicou o deputado.

Atenção
Conforme a proposta serão priorizadas ainda as pessoas com 60 anos de idade ou mais; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias) ou outras comorbidades passíveis de agravamento da covid-19.“Essa atenção especial aos idosos e pessoas com comorbidades se deve ao fato deles terem maior risco de internamento e morte por conta da infecção por covid-19”, justifica Caputo.

Ferry boat
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) revogou medida cautelar que havia suspendido o andamento de concorrência pública lançada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) para a concessão, pelo valor máximo de R$ 134.196.330,72, da operação do ferry boat que realiza a travessia aquaviária na Baía de Guaratuba (Litoral) de veículos que transitam pela rodovia PR-412. Esse meio de transporte liga os municípios litorâneos de Matinhos e Guaratuba.

Risco
A suspensão havia sido provocada por representação da Empresa de Navegação VJB, para quem o edital fazia exigências “impróprias” às interessadas em participar da disputa, as quais podem prejudicar a competitividade da licitação. No último dia 16, o relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha, acatou o pedido de suspensão por considerar razoáveis as alegações da empresa, abrindo prazo de cinco dias para que o DER prestasse esclarecimentos sobre os possíveis problemas apontados. Após a defesa apresentada pela autarquia, Bonilha voltou atrás e, em novo despacho na terça-feira, revogou a paralisação liminar da licitação. Ele entendeu que o departamento foi capaz de demonstrar que as questões apontadas não representam perigo de dano imediato à competitividade da disputa.